A linha Galaxy S8 introduziu o DeX de primeira geração que foi seguida por uma versão refinada que veio com o lançamento do Galaxy S9.

O Galaxy Note 9 do ano passado veio com a capacidade de executar a experiência completa do DeX através de um cabo USB-C para HDMI sem a necessidade do dock, agora a Samsung está procurando trazer a experiência do DeX sem fio.

Isso significa que os futuros smartphones e tablets da Samsung poderão entregar toda a experiência DeX sem a necessidade de docks ou cabos.

Ontem, a empresa solicitou uma patente no Escritório de Propriedade Intelectual da União Européia para o nome DeX Live. A Samsung deve usar o nome para o projeto.

Patente
Patente

 

Dado o histórico passado da Samsung, é muito provável que veremos a nova funcionalidade sem fio DeX com o próximo lançamento da Samsung, o Galaxy Note10, que deve chegar com pelo menos duas variantes, Galaxy Note 10 e o Note 10 Pro.

Definitivamente o próximo passo seria mesmo a possibilidade de usar o DeX sem fios.

O Software dessa vez totalmente embarcado no smartphone projetar a tela em monitores maiores com fio e, agora, sem fios. No entanto os detalhes técnicos e outras especificações ainda não foram revelados.

Geração atual do Dex funciona via cabo, sem Dock
Geração atual do Dex funciona via cabo, sem Dock

Vale lembrar que além do Note 9 em 2018 a Samsung também trouxe a funcionalidade ao Galaxy Tab S4. Então, podemos esperar que a nova função de espelhamento DeX esteja presente não só para os smartphones mas também para os Tablets da marca.