Sem muita divulgação, a Sony lançou um chip que irá transformar a forma como e-bikes, carros, lâmpadas na rua e todos os tipos de serviços conectados que podem transmitir informações. Dessa forma é possível transformar uma casa comum em inteligente conectando e controlando diversos aparelhos a rede ou até uma cidade inteira utilizando sensores, câmeras, GPS, serviços públicos conectados a rede, transformando-a em uma Smart City (cidade inteligente).

A grande maioria dos sistemas IoT (Internet of Things) se utiliza da internet para realizar a transferência de dados para a nuvem, seja por Wi-fi (que não tem um grande alcance) ou uma conexões mobile (4G,5G). Através da rede ELTRES LPWA (Low Power Wide Area) que a Sony desenvolveu é possível atingir grandes distâncias (100Km) com um baixo consumo de energia.

Através do chip CXM1501GR realiza-se a transmissão de sinais na faixa de 920MHz para o sistema de rede ELTRES. Esse chip, além disso, é equipado com sensores GPS/GNSS para obter dados de tempo e posição. Segundo a Sony, ela trabalhará com uma "ampla gama de dispositivos IoT, com o objetivo de desenvolver vários serviços, fazendo o máximo possível para aproveitar as comunicações sem fio estáveis a longas distâncias e com alta velocidade, criando desta forma um novo mercado".

ELTRES Sensing Unit
ELTRES Sensing Unit

Com esta tecnologia é possível, por exemplo, rastrear bicicletas, drones, navios, carros, trens, ônibus, tornando o transporte mais inteligente e eficiente melhorando assim a mobilidade das pessoas. Além disso, ainda se pode utilizar de sensores para medir o status do ambiente como temperatura, umidade, níveis de poluição, etc, melhorando assim a saúde e qualidade de vida em geral dos cidadãos.

A tecnologia, no entanto, está limitada ao Japão por enquanto, onde a Sony lançou recentemente em Tóquio e ofereceu para empresas que tivessem interesse. Dessa forma a empresa planeja fazer diversos testes para aprimorar a tecnologia e encontrar possíveis problemas. Caso a experiência seja um sucesso, teremos um futuro muito mais conectado, com mais qualidade de vida, praticidade, eficiência e saúde.

Cidade conectada - Smart City (Cidade Inteligente)
Cidade conectada - Smart City (Cidade Inteligente)