A agência norte-americana AI SpaceFactory venceu o Desafio Centenário da NASA com a proposta MARSHA - projeto que oferece uma visão de como seria a vida humana em Marte. Na fase final da competição a agência desenvolveu um protótipo em impressão 3D de três metros de altura.

O projeto foi elogiado pela escolha do material, que consiste em um composto biodegradável e reciclável derivado de materiais encontrados em Marte. Além disso, a residência passou nos testes de pressão, fumaça e impacto da NASA, mostrando ser extremamente resistente e mais durável do que os modelos de concreto.

 

Protótipo de três metros de altura foi construído na fase final da competição.
Protótipo de três metros de altura foi construído na fase final da competição.

Segundo o site oficial da AI SpaceFactory, MARSHA difere das ideias já pré-estabelecidas: ao invés do modelo rebaixado e horizontal constantemente apresentado, a agência buscou uma forma de suportar a pressão atmosférica interna e estresses estruturais. Sendo assim, algo na vertical era preferível.

Além disso, era preciso pensar também na saúde dos pesquisadores em Marte: por isso foram construídas estruturas arejadas, bem iluminadas - com diversas janelas - e divididas em vários níveis, oferecendo dinâmica aos moradores. A agência alega que essa inovação desafia a imagem convencional da arquitetura da "era espacial".

 

Proposta da AI SpaceFactory visa ambientes arejados, bem iluminados e separados em níveis.
Proposta da AI SpaceFactory visa ambientes arejados, bem iluminados e separados em níveis.

O plano da AI SpaceFactory agora é reciclar os materiais utilizados no MARSHA e reutilizá-los no TERA - o primeiro habitat ecológico de tecnologia espacial na Terra. A ideia é desenvolver residências com materiais naturais e biodegradáveis, acabando com o desperdício de concreto.

Fonte: AI Spacefactory