Microsoft percebe falha em sistema e libera atualização para Windows XP

Falha na Área de Trabalho Remota pode permitir a criação de vírus que atacam automaticamente máquinas conectadas. A Microsoft alertou para o risco de empresas serem afetadas e recomendou a atualização dos sistemas.

Por Tecnologia Pular para comentários

A Microsoft lançou recentemente uma atualização para Windows XP - sistema que não tem mais suporte desde 2014. Isso porque a empresa percebeu uma falha que poderia ser usada para criar um vírus capaz de se migrar automaticamente entre sistemas, afetando inclusive os mais atuais. 

A vulnerabilidade se encontra na Área de Trabalho Remota, que permite que a máquina seja controlada por outro computador. Por permitir o controle total, qualquer vírus que seja instalado pode afetar por completo o sistema.

Além disso, o processo pode ser automatizado, fazendo com que o vírus se espalhe entre os computadores sem que o hacker precise convencer o usuário a clicar em algum link ou algo do gênero.

 A Área de Trabalho Remota permite que um usuário tenha acesso total ao computador de outra pessoa. Uma brecha nesse recurso pode oferecer riscos à inúmeros usuários.A Área de Trabalho Remota permite que um usuário tenha acesso total ao computador de outra pessoa. Uma brecha nesse recurso pode oferecer riscos à inúmeros usuários.

Resumindo: o vírus estaria presente em um computador que, ao ter acesso a outro por meio da Área de Trabalho Remota, "contaminaria" este outro. Por conta disso, a Microsoft alerta que até usuários das versões mais recentes do Windows poderiam estar em risco - com exceção de Windows 8 e 10. 

A solução para este problema seria a atualização lançada para Windows XP que corrige essa falha e impede um ataque como esse (inclusive bastante similar ao WannaCry de 2017).

Como se prevenir

A melhor forma de prevenir que essa brecha seja utilizada por hackers é atualizar o sistema. A Área de Trabalho Remota é consideravelmente mais utilizada por empresas do que usuários domésticos e, por conta disso, companhias devem estar mais atentas.

O recomendado é que essas instituições que usam Windows 7, Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008 utilizem o mecanismo de atualização automática do Windows o quanto antes. 

Para Windows XP e Windows Server 2003, o indicado é que os usuários atualizem o sistema para uma versão mais recente do Windows que ainda tenha suporte oficial ou que façam o download da atualização no site oficial da Microsoft.

Compartilhe com seus amigos:
Andressa Isfer
Andressa Isfer Jornalista, amante de séries, filmes, livros e games. Curiosa e sempre pronta para novos desafios.
TWITTER: @andressaisfer
Quer conversar com o(a) Andressa, comente:
Minha foto
    Quantos celulares a Motorola tem em linha?
    5(15,10%)
    10(58,05%)
    15(11,38%)
    20(7,59%)
    26(7,87%)