Que a empresa chinesa Xiaomi lança produtos tecnológicos inusitados todos sabem. Dessa vez, a companhia decidiu investir no lixo - o projeto é uma parceria com a empresa terceirizada Ninestars e a lixeira possui a capacidade de abrir automaticamente.  

Além disso, o novo projeto é totalmente voltado à higiene dos usuários: a abertura e fechamento são realizados por meio de percepção de movimento a uma distância entre 6 e 30 centímetros. Essa distância reduz o risco de infecções bacterianas, uma vez que não é necessário o contato humano com o lixo.

A Xiaomi Ninestars é feita de plástico ABS, possui capacidade de até 10 litros e é resistente à água. Sua tampa é controlada por um motor silencioso integrado e um chip inteligente. Ela possui sistema antiodor e permite ao usuário optar pela tampa aberta ou fechada caso queira.

Por fim, a lixeira usa baterias de carbono ou alcalinas, que podem durar 6 meses ou 17 meses, respectivamente.

Lixeira da Xiaomi tem sensor de movimento que é ativado a uma distância entre 6 e 30 centímetros
Lixeira da Xiaomi tem sensor de movimento que é ativado a uma distância entre 6 e 30 centímetros

A Xiaomi Ninestars já está à venda na China e foi extremamente bem recebida pelo público. No entanto, agora o dispositivo ganhou uma versão mais barata e com um design mais moderno.

Essa nova versão ainda não tem data certa para ingressar ao mercado. A expectativa é que ela comece ser vendida ao longo das próximas semanas no mercado internacional pelo preço de 129 yuans, o que corresponde a R$75 aproximadamente.