Na última terça-feira (30), o Facebook anunciou uma novidade de segurança para desenvolvedores: um novo SDK que permite que aplicativos para iOS e Android usem o WhatsApp como ferramenta para códigos de verificação. O aplicativo serve como uma alternativa às mensagens de texto que serviam para autenticar determinada conta. 

Dessa forma, quando um aplicativo solicitar o número de telefone do usuário, ele pode optar por receber o código de verificação ou autenticação por SMS ou pelo WhatsApp.

 

Usuários poderão optar se querem receber códigos de verificação de conta por SMS ou WhatsApp
Usuários poderão optar se querem receber códigos de verificação de conta por SMS ou WhatsApp

Segundo uma postagem de Calvin Mak, engenheiro do Facebook, essa ferramenta já estava disponível desde o final de 2018, mas apenas agora está sendo liberada para aplicativos e outros serviços mobile.

O engenheiro ainda ressaltou como o aplicativo de mensagens é seguro e querido por seus usuários: "O WhatsApp é uma alternativa confiável para verificação por telefone, oferecendo às pessoas mais opções para usar sua plataforma de mensagens favorita". Por fim, disse que ao optarem pelo WhatsApp, os desenvolvedores podem abandonar totalmente o SMS.

Até o momento, não se sabe de aplicativos que aderiram ao novo sistema. Mas a expectativa é de que cada vez mais o WhatsApp seja utilizado não só como aplicativo para mensagens, mas como um substituto oficial do SMS.