Até 2030, a China pretende construir uma usina solar no espaço com a finalidade de transformar a energia do Sol em eletricidade, com isso deverá obter acesso a uma fonte de energia praticamente inesgotável.

De acordo com o Daily Mail, a China está empenhada para a construção da usina solar. A usina deve acompanhar a órbita do Sol terrestre, transformando os raios solares em eletricidade. Na sequência, a energia será enviada para a Terra.

"A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) afirma que a tecnologia deve ser elaborada até 2030. Em caso de sucesso ela representará uma fonte de energia elétrica quase inesgotável. Segundo a edição, a tecnologia deve ser testada na estratosfera em 2021-2025. A base experimental de testes já foi construída na cidade chinesa de Chongqing", diz a publicação.

China pretende construir usina solar no espaço

 

A ideia é aproveitar a energia solar mesmo quando estiver nublado na Terra, já que a matriz fotovoltaica da estação irá ficar fora da atmosfera da Terra. Os cientistas ainda estão analisando o melhor modo para trazer a energia para a Terra. Uma das ideias é ter painéis que possam captar a luz solar, e após transmitir eletricidade para uma estação terrestre na forma de ondas ou laser.

Caso os planos saiam conforme o esperado, a intenção dos chineses é lançar instalações ainda maiores e mais potentes até 2050.

A publicação menciona ainda que a China está em segundo lugar em relação aos gastos investidos no espaço, perdendo apenas para os Estados Unidos. O orçamento anual da China gira em torno de US$ 8 bilhões.

Em relação a energia solar obtida dos painéis solares, além do envio de energia limpa para a Terra, a usina espacial também poderá permitir missões mais profundas e mais distantes do universo.

Fonte: DailyMail