A China está cada vez mais empenhada em seu programa espacial e tem planos de fazer com que sua CNSA (China National Space Administration, ou Administração Espacial Nacional da China) seja uma forte concorrente da NASA. No início deste ano, o país pousou com sucesso, pela primeira vez da história, uma nave ao lado afastado da Lua. Agora, o país pretende construir uma estação de energia solar na órbita da Terra.

O programa espacial chinês recebeu um orçamento anual de US$ 8 bilhões, o que faz com que a China perca apenas para os Estados Unidos no que diz respeito à verba liberada pelo governo para os projetos espaciais. Os cientistas chineses já começaram a trabalhar em uma base experimental na cidade de Chongqing para a construção de estação espacial de energia solar. Tudo isso está previsto para acontecer entre 2021 e 2025, com previsão de lançamento até 2030.

China pretende construir usina energética no espaço.
China pretende construir usina energética no espaço.

Para completar, a China também está trabalhando na construção da sua nova estação própria, chamada de Tiangong, com previsão de lançamento para 2022. A estação terá um módulo central e outros dois módulos para experimentos, pesando 66 toneladas e que é capaz de abrigar três pessoas ao mesmo tempo, com ciclo de vida projetado para ao menos 10 anos.

No local, o país asiático pretende realizar pesquisas científicas próprias. Como podemos perceber, a intenção é não ser dependente de ninguém e contar com uma estação exclusiva de estudos.

Ao longo dos anos, a China vem investindo em várias coisas no espaço incluindo a exploração da Lua; Brotos Verdes, em que produziu folhas verdes na Lua; Novas missões em desenvolvimento; Estação Espacial; Foguetes privados; concorrente do GPS e Lixo espacial, com a limpeza do lixo que está em órbita.

Fonte: Bloomberg