A tecnologia está cada vez mais atuante no mundo dos carros. A Volvo Cars, por exemplo, deve instalar em sua próxima geração de automóveis, câmera e sensores que devem detectar motorista embriagados ou mesmo distraídos. O objetivo é intervir uma condução perigosa.

Os carros da Volvo, a partir do próximo ano, terão a capacidade de perceber quando um motorista estiver visivelmente embriagado ou mesmo estiver conduzindo o automóvel de modo totalmente errado. O carro também poderá intervir caso os sinais de alerta não estejam sendo usados corretamente.

O veículo, em tais condições, poderia limitar a velocidade, alertar um serviço de assistência, ou mesmo "como última alternativa de ação", reduzir a velocidade e estacionar, disse a Volvo através de comunicado.

Carros da Volvo irão receber tecnologia contra motoristas bêbados.
Carros da Volvo irão receber tecnologia contra motoristas bêbados.

Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, diz que espera que as medidas possam salvar vidas e ainda tornem o seguro automotivo mais barato para os clientes da Volvo.

"Oferecer seguro ao clube dos 180 km/h não deveria ser mais favorável do que assegurar a comunidade que defende ’velocidade livre para cidadãos livres’?", disse Samuelsson.

A Volvo espera conseguir detectar através de suas câmeras  a falta de comandos de direção por longos períodos, motoristas de olhos fechados e "mudanças extremas de pista" ou mesmo "tempos de reação excessivamente lentos", disse a Volvo.

"Muitos querem poder emprestar o carro a amigos e familiares, mas não sabem bem como garantir que eles estejam seguros nas ruas", disse Samuelsson no comunicado, em caso de empréstimo do carro.  "O recurso Care Key oferece uma boa solução e uma maior tranquilidade."

Fonte: Exame