Conforme já sabemos, as empresas estão investindo em pesquisas de carros autônomos, muitas delas já iniciaram os testes nas estradas. Mas, uma pesquisa recente mostra que a maioria dos americanos ainda não está confiante em relação aos carros autônomos e possuem medo.

O estudo mostrou que somente 19% dos entrevistados confiaria nos carros autônomos para transportar pessoas de que gosta. A American Automobile Association (AAA) começou a pesquisar as atitudes, opiniões e conhecimentos dos consumidores sobre veículos autônomos em 2016. 

A partir de então, a AAA rastreou a aceitação de carro autônomo pelo consumidor e fez mais pesquisas para conseguir medir o medo ou a aceitação de um veículo autônomo.

Pesquisa nos EUA aponta que quase 3 em cada 4 pessoas tem medo de carros autônomos.
Pesquisa nos EUA aponta que quase 3 em cada 4 pessoas tem medo de carros autônomos.

A AAA pesquisou ainda a compreensão e o uso através dos consumidores dos atuais sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Uma pesquisa do ano passado mostrou que a maioria das pessoas acreditava que a tecnologia ADAS era muito mais capaz do que é realmente. Além disso, muitos dos pesquisados dos Estados Unidos acreditavam que os carros autônomos já estavam circulando por rodovias nos Estados Unidos, fato que não procede.

A última pesquisa foi feita através de telefone durante a segunda semana de janeiro. No total, a AAA entrevistou 1.008 adultos americanos, com 18 anos ou mais.

Vale mencionar que em 2016, na primeira pesquisa sobre veículos autoguiados, 75% dos entrevistados disseram tinha medo de andar em um carro totalmente autônomo. Já, em 2017 o índice foi de 78%.

Após as fatalidades envolvendo carros autônomos na Flórida, Califórnia e Arizona, 73% dos entrevistados disseram que tinha medo de andar em carros autônomos em abril de 2018. Em janeiro deste ano, 71% relataram que teriam medo de viajar em um veículo autônomo.

Fonte: DigitalTrends