Passo 1: Prepare a máquina

Em primeiro lugar, não pode haver qualquer louça nas prateleiras, caso contrário a sua máquina de lavar louça irá limpar os pratos e não ela própria. Dito isso, retire qualquer coisa que você possa remover facilmente, como as lâminas no fundo ou o suporte de talheres. 

Remova toda o excesso de sujeira visível com um pano, ou até mesmo um papel toalha. Lave os suportes, limpando-os com uma escova de cerdas macias, antes de colocar dentro da máquina para a limpeza. 

Passo 2: Limpe a porta e o filtro

Se a sua máquina de lavar louça tiver um filtro na parte inferior, estique a mão e veja se alguma coisa ficou presa nele, como um recipiente ou uma colher. Isso é realmente importante, porque se alguma coisa estiver bloqueando o ralo, você ficará com água suja acumulada dentro da máquina (para não mencionar uma bagunça ainda maior). 

Uma vez terminado, use um pano e um detergente para limpar a borda e a parte externa da porta, junto com qualquer outro ponto que a água não alcance quando a máquina estiver ligada.

Passo 3: Limpe com vinagre

Agora, coloque 2 xícaras de vinagre branco em um recipiente, e coloque esse recipiente dentro da máquina, sob a prateleira superior. Em seguida, ligue a máquina de lavar louça. Isto irá seguramente matar quaisquer germes que ali possam ter feito morada, e remover as manchas. 

Usar água sanitária ou qualquer outro produto químico é perigoso porque, se não for lavado adequadamente, eles podem no interior da máquina e impregnar em seus pratos, quando você for lavar a louça. 

f

Já o vinagre branco, mesmo se você ingerir acidentalmente, não estará ingerindo substâncias químicas tóxicas. Além disso, este produto é barato e é vendido em qualquer pequeno mercado perto da sua casa.

Se depois da lavagem a máquina de lavar louça ainda não estiver totalmente limpa, considere a possibilidade de fazer um ciclo com alvejante, embora não seja recomendado para lava-louças com interiores em aço inoxidável.

Passo 4 (opcional): Limpe com bicarbonato de sódio

Quando o ciclo estiver completo, você pode absorver partículas adicionais de alimentos adicionando uma xícara de bicarbonato de sódio, que é um pouco abrasivo, no rack inferior, e executar um ciclo curto. Quando o ciclo estiver concluído, o interior da máquina de lavar louça deverá estar completamente limpo e sem odores.

Passo 5 (opcional): Limpeza com suco de limão

O vinagre branco vai remover o cheiro de comida velha, mas provavelmente irá substituí-lo pelo cheiro de vinagre. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, e vai se dissipar com o tempo. No entanto, se o cheiro de vinagre o incomodar, coloque uma ou duas xícaras de suco de limão na prateleira superior (da mesma forma que você fez com o vinagre) e deixe a lava-louças fazer um ciclo novamente. Isso fará sua máquina cheirar a limão fresco. E você consegue aquela fragrância natural sem produtos químicos ou irritantes.

Estes foram os passos necessários e opcionais para fazer uma boa e completa limpeza na sua máquina de lavar louças.

Se você realmente estiver determinado a fazer uma faxina completa, você pode até mesmo desparafusar o mecanismo que move as lâminas e limpar por baixo, mas isso não é realmente necessário. 

Importante: Se você lavar seus pratos antes de inserí-los na máquina de lavar louça, você poderá poupar o trabalho da limpeza frequentemente, podendo fazer este processo apenas de tempos em tempos. 

Para prolongar a quantidade de tempo entre limpezas profundas, você pode tentar dar uma boa lavagem nos pratos da pia, removendo os restos de comida e gordura com um papel toalha antes de colocá-los na lavadora para uma limpeza mais completa.