Oficina da Net Logo

Como limpar uma máquina de lavar louça

Se sua máquina de lavar louças está exalando um cheiro nada agradável, ou mesmo se ela não está limpando adequadamente sua louça, confira aqui algumas dicas para resolver esse problema.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Passo 1: Prepare a máquina

Em primeiro lugar, não pode haver qualquer louça nas prateleiras, caso contrário a sua máquina de lavar louça irá limpar os pratos e não ela própria. Dito isso, retire qualquer coisa que você possa remover facilmente, como as lâminas no fundo ou o suporte de talheres. 

Remova toda o excesso de sujeira visível com um pano, ou até mesmo um papel toalha. Lave os suportes, limpando-os com uma escova de cerdas macias, antes de colocar dentro da máquina para a limpeza. 

Passo 2: Limpe a porta e o filtro

Se a sua máquina de lavar louça tiver um filtro na parte inferior, estique a mão e veja se alguma coisa ficou presa nele, como um recipiente ou uma colher. Isso é realmente importante, porque se alguma coisa estiver bloqueando o ralo, você ficará com água suja acumulada dentro da máquina (para não mencionar uma bagunça ainda maior). 

Uma vez terminado, use um pano e um detergente para limpar a borda e a parte externa da porta, junto com qualquer outro ponto que a água não alcance quando a máquina estiver ligada.

Passo 3: Limpe com vinagre

Agora, coloque 2 xícaras de vinagre branco em um recipiente, e coloque esse recipiente dentro da máquina, sob a prateleira superior. Em seguida, ligue a máquina de lavar louça. Isto irá seguramente matar quaisquer germes que ali possam ter feito morada, e remover as manchas. 

Usar água sanitária ou qualquer outro produto químico é perigoso porque, se não for lavado adequadamente, eles podem no interior da máquina e impregnar em seus pratos, quando você for lavar a louça. 

f

Já o vinagre branco, mesmo se você ingerir acidentalmente, não estará ingerindo substâncias químicas tóxicas. Além disso, este produto é barato e é vendido em qualquer pequeno mercado perto da sua casa.

Se depois da lavagem a máquina de lavar louça ainda não estiver totalmente limpa, considere a possibilidade de fazer um ciclo com alvejante, embora não seja recomendado para lava-louças com interiores em aço inoxidável.

Passo 4 (opcional): Limpe com bicarbonato de sódio

Quando o ciclo estiver completo, você pode absorver partículas adicionais de alimentos adicionando uma xícara de bicarbonato de sódio, que é um pouco abrasivo, no rack inferior, e executar um ciclo curto. Quando o ciclo estiver concluído, o interior da máquina de lavar louça deverá estar completamente limpo e sem odores.

Passo 5 (opcional): Limpeza com suco de limão

O vinagre branco vai remover o cheiro de comida velha, mas provavelmente irá substituí-lo pelo cheiro de vinagre. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, e vai se dissipar com o tempo. No entanto, se o cheiro de vinagre o incomodar, coloque uma ou duas xícaras de suco de limão na prateleira superior (da mesma forma que você fez com o vinagre) e deixe a lava-louças fazer um ciclo novamente. Isso fará sua máquina cheirar a limão fresco. E você consegue aquela fragrância natural sem produtos químicos ou irritantes.

Estes foram os passos necessários e opcionais para fazer uma boa e completa limpeza na sua máquina de lavar louças.

Se você realmente estiver determinado a fazer uma faxina completa, você pode até mesmo desparafusar o mecanismo que move as lâminas e limpar por baixo, mas isso não é realmente necessário. 

Importante: Se você lavar seus pratos antes de inserí-los na máquina de lavar louça, você poderá poupar o trabalho da limpeza frequentemente, podendo fazer este processo apenas de tempos em tempos. 

Para prolongar a quantidade de tempo entre limpezas profundas, você pode tentar dar uma boa lavagem nos pratos da pia, removendo os restos de comida e gordura com um papel toalha antes de colocá-los na lavadora para uma limpeza mais completa.

Assista ao nosso último vídeo: