O Instagram revelou que está lançando um recurso inovador que deve deixar o aplicativo de fotos mais fácil de ser usado por pessoas com deficiência visual. As medidas irão permitir que os leitores de tela descrevam as fotos, e tudo de forma automática através do uso de AI ou mesmo lendo descrições personalizadas adicionadas pelos usuários.

As descrições, chamadas de "alt text", são usadas online e agora serão incorporadas também no Instagram. Os usuários poderão inserir as suas próprias descrições de foto para que as pessoas que utilizam os leitores de tela, um software que descreve os elementos exibidos em uma tela, possam ouvir em voz alta enquanto estão navegando pelo feed, página Explorar ou mesmo um determinado perfil.

Instagram passa a usar AI para descrever fotos aos usuários com deficiência visual.
Instagram passa a usar AI para descrever fotos aos usuários com deficiência visual.

Caso não exista uma descrição na imagem, o Instagram irá identificar automaticamente o que está contido na foto através da tecnologia de reconhecimento de objetos e com isso irá ler a descrição automática de uma foto em voz alta assim que alguém passar por ela. As descrições de texto alternativo não estarão visíveis e os usuários que quiserem ter acesso terão que entrar em "configurações avançadas" de uma foto para incluir uma.

Vale mencionar que o Facebook já utiliza a AI há anos para descrever fotos aos usuários. A experiência talvez ainda não seja das melhores, mas mesmo assim é uma excelente opção para que possui problemas visuais.                                       

Certamente, com o aperfeiçoamento de uso da AI, os recursos serão aprimorados.               

Fonte: The Verge