Oficina da Net Logo

Sistema de reconhecimento facial da China expõe mulher de negócios

As câmeras captaram andarilhos circulando pelas ruas chinesas e o sistema de reconhecimento facial identificou um deles como sendo Mingzhu.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

A China possui um avançado sistema de reconhecimento facial, que utiliza na identificação de vários tipos de pessoas, incluindo ladrões, ou mesmo quem atravessa cruzamentos de modo indevido.

Nesta semana, um episódio acabou constrangendo publicamente uma mulher de negócios do país. Isso tudo ocorreu porque os sistemas identificaram o seu rosto cruzando uma rua movimentada. O único problema é que ela nunca esteve no local.

O episódio ocorreu na província de Zhejiang, no sul de Xangai. A face de Dong Mingzhu, presidente da maior empresa de ar-condicionado da China, e eleita em primeiro lugar na lista da Forbes entre as 100 mulheres empresárias mais importantes da China no ano passado, apareceu em uma grande tela que fica exposta ao público.

Sistema de reconhecimento facial da China expõe mulher de negócios.Sistema de reconhecimento facial da China expõe mulher de negócios. Leia em destaque: As tecnologias que morreram em 2018.

A questão é que as câmeras captaram andarilhos circulando pelas ruas chinesas e o sistema de reconhecimento facial identificou um deles como sendo Mingzhu. Além da imagem, uma linha de texto também foi mostrada com o nome da executiva, dizendo que ela havia violado a lei. Se não bastasse, o sistema ainda listou parte de seu número de identificação no governo e o seu nome.

Porém, o que a câmera realmente captou foi um anúncio mostrando  o rosto de Dong na parte lateral de um ônibus. A polícia, em seguida ao equívoco, logo admiti através de um comunicado do site Weibo que identificar Dong como um andarilho foi um erro cometido pelo sistema de reconhecimento facial, e ainda disse que corrigiu a atualização.

De qualquer modo, a tela capturada com o rosto da executiva acabou se tornando um viral no país, com várias críticas ao sistema de reconhecimento facial empregado na China.

Fonte: The Verge

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #rosto  #imagem  #china
Comentários
Carregar comentários