Os engenheiros da NASA descobriram um meio de colocar o Telescópio Espacial Hubble novamente online após solucionar um instrumento que não estava funcionando de modo correto. O observatório está em órbita ao redor da Terra, porém, desde o dia 5 de outubro está em modo de segurança, quando uma peça essencial para apontar o telescópio falhou.

Um dos giroscópios do Hubble, que é necessário para medir a rapidez com o telescópio está girando no espaço, apresentou falha em 5 de outubro. Dois dos seis giroscópios do Hubble já estavam offline, o que fez que o número ficasse em três. O Hubble precisa apenas três deles para funcionar, porém, a NASA encontrou problemas em fazer com que um deles funcionasse corretamente.

Telescópio Espacial Hubble da NASA pode voltar a ativa em breve.
Telescópio Espacial Hubble da NASA pode voltar a ativa em breve.

O Hubble, tecnicamente, poderia operar com dois telescópios, porém ficaria limitado. Em uma recente atualização, a agência espacial observou que os engenheiros do Hubble desligaram o giro por um segundo e depois ligaram novamente. Isso não resolveu o problema. A equipe, então, programou várias manobras para o Hubble poder redefinir o giroscópio, caso o cilindro estivesse fora do centro.

Em quase 30 anos de história, todos os seis instrumentos do Hubble já foram substituídos em algum momento. Através do programa Space Shuttle, os astronautas conseguiam atender o Hubble sempre que era necessário algum reparo. A situação mudou desde que o ônibus espacial não está mais ativo. Assim, a NASA precisa ajustar o equipado da Terra.

O Hubble ainda não está pronto completamente para voltar ao seu trabalho. A NASA tem feito manobras com o telescópio para garantir que o novo giro continue em funcionamento de modo correto.

Fonte: The Verge