A Administração Nacional de Segurança no Trânsito na Autoestrada  (NHTSA, na sigla em inglês) fechou um projeto de ônibus escolar na Florida, em que denominou "ilegal". Esta é uma das intervenções mais contundentes do Departamento de Transporte no que diz respeito aos veículos autônomos.

A empresa de transporte Internacional Transdev estava utilizando um dos seus ônibus elétricos autônomos em formato de cápsula, nomeado de EasyMile Easy 10 Gen II, para transportar até 12 crianças de cada vez. O teste foi feito em Babcock Ranch, uma comunidade de tecnologia avançada na Flórida que afirma ser a primeira cidade movida a energia solar do país.

A Transdev recebeu permissão em março para importar o veículo para "testes e demonstrações", conforme a NHTSA. Porém, o governo diz que a Transdev nunca mencionou planos de usar como um ônibus escolar. "Os ônibus escolares estão sujeitos a rigorosos Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores, que levam em consideração seu propósito único de transportar crianças, uma população vulnerável", escreve a agência.

A versão inicial do programa da Transdev pegava as crianças em uma área selecionada e as deixava na escola, e viajavam a oiti quilômetros por milha. Vale mencionar que um supervisor de segurança acompanhava o trajeto.

"A inovação não deve correr o risco de segurança pública", disse Heidi King, vice-administrador da NHTSA, em um comunicado. "Usar um veículo de teste não compatível para transportar crianças é irresponsável, inadequado e em violação direta dos termos do projeto de teste aprovado pela Transdev."

Projeto autônomo de ônibus escolar é desativado pelo governo dos EUA.
Projeto autônomo de ônibus escolar é desativado pelo governo dos EUA.

Em um comunicado à The Verge, Lisa Hall, porta-voz da Babcok Ranch disse que os alunos puderam usar o ônibus somente em dias específicos. Do contrário, eles vão de bicicleta para a escola.

"Eles ficarão desapontados por terem gostado de ser 'pioneiros' dessa nova tecnologia, e estou certo de que esperamos, como nós, resolver quaisquer preocupações ou mal-entendidos sobre este projeto", diz Hall. "O ônibus espacial está sendo testado como transporte público oferecido pela comunidade para a conveniência de nossos residentes. A segurança tem sido e continua sendo nossa maior prioridade. "

Fonte: The Verge