A fabricante sueca Volvo divulgou algumas imagens conceituais que mostram qual a visão da companhia para o futuro dos automóveis, assim que eles se tornarem totalmente autônomos.

O modelo em questão foi nomeado 360c e a proposta é muito simples: um espaço interno seria reformulado para que sirva para outros propósitos. A empresa, no caso, pensou em um ambiente de sono e descanso, um escritório móvel, uma sala de estar e uma sala de entretenimento.

Carro conceito da Volvo pode se transformar em cama móvel.
Carro conceito da Volvo pode se transformar em cama móvel.

"A direção autônoma nos permitirá dar o próximo grande passo em relação à segurança, mas também permitirá novos modelos de negócio empolgantes, permitindo ao consumidor gastar o tempo no carro da forma que eles preferirem", diz Håkan Samuelsson, CEO da Volvo.

Carro conceito da Volvo.
Carro conceito da Volvo.

"A cabine de descanso permite desfrutar de conforto e fazer viagens tranquilas durante a noite, acordando revigorado no seu destino. Isso pode nos permitir competir com os principais fabricantes de aeronaves do mundo", explica Mårten Levenstam, vice-presidente sênior de Estratégia Corporativa da Volvo.

A Volvo ainda menciona a possibilidade alternativa aos voos de curta distância, com viagens de até 300 quilômetros sendo "candidatos ideais para serem afetados por um novo modo de viagem alternativo".

Ainda não sabemos quando tal visão irá se tornar real, e se de fato algum dia o protótipo será mesmo idealizado.