A espaçonave Soyuz, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS) acabou tendo um vazamento de oxigênio, a partir de uma microfissura. De acordo com a Roskosmos, a agência russa, o incidente teria sido causado pelo impacto de um meteorito.

Os especialistas afirmaram que o vazamento não representa nenhum risco à segurança dos astronautas. O problema acabou sendo detectado pelos tripulantes da ISS na noite de quarta-feira (29) assim que a equipe percebeu um vazamento de ar e uma queda na pressão.

Meteorito faz com que oxigênio vaze da Estação Espacial Internacional.
Meteorito faz com que oxigênio vaze da Estação Espacial Internacional.

O buraco em questão, mede cerca de 2 milímetros, e na quinta-feira (30), foi fechado com um material selante de modo provisório por dois astronautas russos. A outra parte da equipe registrou várias fotos para enviar para os engenheiros da Terra. Após uma avaliação mais criteriosa será desenvolvida uma solução mais segura a longo prazo.

A Soyuz é uma das duas espaçonaves acopladas à Estação Espacial Internacional. O veículo chegou ao laboratório orbital em julho, com três astronautas a bordo. O retorno está previsto para acontecer em dezembro deste ano.

Um porta-voz da NASA disse que ainda é cedo para avaliar um retorno antecipado dos três astronautas, caso o problema de oxigênio não seja resolvido de modo definitivo.

Na ISS estão os astronautas Drew Feustel (EUA), Richard Arnold (EUA) e Oleg Artemiev (Rússia), que chegaram no dia 21 de março de 2018. Já, em junho, chegaram os astronautas Serguei Prokopiev (Rússia), Serena Auñón-Chanceler (EUA) e Alexander Gerst (Alemanha).

Fonte: BGR