A Yandex iniciou os testes de seu carro autônomo na Rússia. Por lá, a empresa lançou um serviço autônomo de passeio na cidade universitária de Innopolis. De acordo com a companhia, este é o primeiro serviço do tipo a ser lançado na Europa.

Inicialmente, dois veículos autônomos farão parte da operação e eles irão fornecer passeios para locais específicos, como a própria universidade, o estádio e blocos residenciais, e tudo de forma gratuita. Um engenheiro de segurança irá andar no banco do passageiro e cerca de 100 pessoas já concordaram em participar dos testes.

Yandex inicia os testes de carros autônomos na Rússia.
Yandex inicia os testes de carros autônomos na Rússia.

No ano passado, a Yandex revelou o seu Prius autônomo. A empresa revela que no futuro planeja expandir o seu serviço sem motorista, adicionado mais destinos e ainda veículos.

 "Usamos dados anônimos que recebemos dos usuários do Yandex.Navigator para entender como dirigir em uma cidade, prevendo trânsito, acidentes, limites de velocidade, fechamentos de estradas", explicou por e-mail Vladimir Isaev, head do Yandex.Taxi. "Nós estamos usando visão computadorizada em vários dos nossos serviços há algum tempo. Usamos para encontrar espaços de estacionamento vagos ou ler sinais de trânsito, por exemplo, em nossos serviços de localização geográfica".