Mesmo que experiências com realidade virtual ainda sejam bastante distantes, a Disney apresentou uma jaqueta de força, a Force Jacket, a peça foi desenvolvida em uma parceria entre a Disney Reasear, o MIT Media Lab e a Universidade Carnegie Mellon, com a seguinte proposta: oferecer experiências mais imersivas e mais realistas à aqueles que utilizam um dispositivo de realidade virtual.

Através da jaqueta, a pessoa consegue sentir as pressões físicas que aconteceriam na vida real, só que no ambiente virtual. Isso acontece porque a jaqueta possui alguns sacos de ar espalhados por toda a sua extensão, os quais podem ser inflados e esvaziados para oferecer essas sensações.

O principal objetivo, de acordo com os seus criadores é desenvolver o núcleo da tecnologia, com a criação de material suficiente para uma "avaliação psicofísica básica" e "para projetar um conjunto inicial de testes de efeito".

Confira abaixo o vídeo que demonstra a Force Jacket.

 

A Force Jacket possibilita sentir efeitos de neve caindo ou de impacto com a chuva de um personagem no mundo virtual, assim como sentir um inseto percorrendo pelo braço ou então de algo deslizando pelo corpo.

Os efeitos podem ser criados por um software de edição que foi desenvolvido para ser utilizado na jaqueta, através dele os cientistas conseguem personalizar o efeito de três opções de testes, que são: socos, toques de mão e jogo de atirar bolas de neve. Portanto, não é possível dizer o quanto a tecnologia pode ser melhorada, mas sabe-se que as experiências virtuais serão cada vez mais realistas.

Contudo, os estudos ainda estão em fase inicial, o que indica que a tecnologia ainda vai demorar para chegar ao consumidor final.

O que você acha da ideia? Você usaria a jaqueta? Gostaria de sentir as mais extremas sensações do ambiente virtual? Deixe seu comentário.