Já sabemos que este é um assunto complicado, e se você chegou até aqui, provavelmente deve estar desesperado, afinal perder arquivos não é legal, ainda mais se eles são muito importantes. Mas enfim, de fato existem soluções para a recuperação de arquivos, porém nenhuma delas garante 100% da recuperação, mas ainda assim podem quebrar o seu galho. Uma delas é o Recoverit, e é este programa que vamos analisar neste artigo.

Recuperação de dados

Existem basicamente duas formas de recuperar os dados, através de laboratórios especializados ou de softwares para recuperação de arquivos deletados. Os laboratórios possuem soluções avançadas, e podem ser uma alternativa mais segura e promissora para a recuperação de seus dados, porém este processo exige uma infraestrutura e profissionais especializados fazendo com que os valores cobrados por esta recuperação sejam extremamente altos. A segunda solução é através de softwares, eles analisam os registros deixados no disco e tentam recuperar os arquivos, esta é uma solução de baixo custo, pois existem softwares com valores bastante acessíveis se comparado com a recuperação profissional e até mesmo aplicativos gratuitos.

O problema desta solução no entanto é que os arquivos muitas vezes podem ser recuperados de forma corrompida, ou até mesmo não recuperados, pois dependem de regravações ou até mesmo do estado do dispositivo de armazenamento, apesar disso, ainda são uma alternativa mais fácil e acessível.

Data Recovery

Um desses aplicativos nós até já mostramos aqui, ele é o Data Recovery, da Wondershare, na nossa análise, o aplicativo demonstrou-se bastante consistente, recuperando grande parte dos arquivos apagados. E como a grande maioria dos softwares ele está em constante atualização e desenvolvimento. Na sua versão mais atual ele está disponível para Windows e MacOS, e a empresa garante recuperar até 96% dos arquivos deletados do seu dispositivo.

O software é um dos mais potentes do mercado, ele possui uma versão Free Trial, e nós aqui do Oficina da Net, vamos analisar essa nova versão e falar um pouco sobre os prós e contras desse software de recuperação.

Caracteristicas

Em comparação com a sua versão antiga, o software recebeu diversas atualizações, podemos notar as primeiras em sua interface, que agora exibe diretamente o local ou dispositivo na qual você deseja recuperar os arquivos. O software é muito fácil de manusear bastando apenas poucas ações para iniciar o escaneamento, com uma interface clean e totalmente intuitiva, poucos cliques já nos trazem diversos resultados.

O novo software, além das mudanças de interface, agora mostra os arquivos encontrados diretamente nas pastas a qual eles pertenciam, inclusive com o mesmo nome, ao contrário do antigo que renomeia todos os arquivos e os separava por formatos. A opção por formatos ainda está disponível, porém com o diferencial de exibir os nomes originais.

Além destes ajustes na interface do aplicativo, ele está muito mais potente, no Scan completo realizado em todo o HD, apesar de ter demorado algumas horas para ser concluído, foi capaz de encontrar mais de 700 GB em arquivos excluídos e isso que não estamos falando do Scan Profundo, que deve ser capaz de encontrar uma quantidade ainda maior.

Arquivos encontrados com o Scan Geral.
Arquivos encontrados com o Scan Geral.

O problema no entanto, é que muitos desses arquivos já foram corrompidos, devido a regravações ou até mesmo pelo estado do disco, o que inviabiliza uma recuperação completa ao estado em que o arquivo ainda possa ser utilizado.

Outras características que foram mantidas da versão antiga para a nova são o sistema de pré-visualização e as diferenças entre as versões free e paga, na versão free, é possível apenas visualizar os arquivos que foram encontrados e podem ser recuperados, porém para que seja feita a recuperação é necessário realizar o upgrade para a versão paga, a pró também tem o diferencial de realizar a recuperação de arquivos do sistema operacional.

Prós e Contras

Prós

  • Interface clean;
  • Arquivos são expostos nas pastas das quais foram apagados;
  • Nomes originais dos arquivos;
  • Scan geral e profundo extremamente potentes;
  • Pré-visualização de arquivos (depende do estado do arquivo).

Contras

  • Scan demorado;
  • Arquivos só podem ser recuperados na versão paga.

Para baixar a versão trial do Recoverit, basta clicar aqui.

Download Data Recovery para Windows.

Download Data Recovery para Mac.

Apesar de a versão trial não oferecer a opção de recuperação, o usuário ao menos pode conferir se os arquivos que deseja podem ser realmente recuperados, para dai então adquirir a licença do produto.

Usando o Programa

Para realizar a recuperação dos arquivos, basta abrir o programa, selecionar qual o tipo de scan você deseja realizar. O mais indicado é a Recuperação Geral, ele analisa todo o seu HD, aumentando as chances de que os arquivos que você deseja recuperar sejam encontrados.

.
.

Depois é só procurar seus arquivos, caso eles não tenham sido encontrados, basta realizar o Scan Profundo.

.
.

Antes de recuperar todos os arquivos, você pode ver se está disponível a visualização prévia, para isso basta apenas dar dois cliques no arquivo.

.
.

Para recuperar basta selecioná-los e então clicar em Recuperar. O mais indicado é que os arquivos sejam recuperados para uma unidade externa, pois recuperá-los no próprio HD pode fazer com que os mesmos sejam corrompidos pela regravação.

.

Ao clicar em Recuperar, o usuário deve criar uma pasta ou selecionar o destino na qual deseja salvar os arquivos. Dai é só clicar em recuperar que o procedimento está pronto.

.