Talvez você não tenha a sorte de estar na lista de e-mails de Elon Musk, eu também não estou =(, portanto não recebeu a tradicional carta de natal que ele envia aos funcionários chave onde faz uma retrospectiva de como andam as coisas e coloca os rumos da SpaceX e da Tesla para o ano que está vindo.

Mas para a  nossa sorte alguém vazou a carta, e aqui está ela em sua íntegra.

_____________ 

Os terráqueos medem os anos por quanto tempo este planeta leva para girar em torno de seu sol, mas sempre tive uma relação diferente com o tempo, e não apenas porque sou marciano. (Brincadeira. Talvez. Você sabe, não se preocupe com isso.) Mas mesmo eu não posso negar que as coisas estão avançando. E com tantas coisas acontecendo na minha vida, isso parece ser um bom momento para compartilhar as últimas realizações da minha família.

(NB: Para facilidade de uso, vou usar os anos da Terra.)

SpaceX (15 anos) Cara, essas empresas crescem rapidamente. A SpaceX não apenas lançou com êxito sua 12º missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional neste verão, como aumentou suas ambições com um plano bastante detalhado para colonizar Marte. (OK, desde que chegue em casa para o Dia de Ação de Graças e o Natal!) O esquema envolve um Sistema de Transporte Interplanetário que a empresa chama de BFR ou Big Fucking Rocket (E você se pergunta onde eles conseguem este seu senso de humor!), O que definitivamente será construído em apenas cinco anos.

j

Tesla (14 anos) Depois de prometer começar as entregas de seu sedan Modelo 3 acessível neste verão, minha pequena montadora atravessou todo o caminho infernal da produção para que isso acontecesse. E o menino é um carro maravilhoso, com seu enorme teto de vidro, interface touchscreen inovadora (tanto tempo, painel de controle) e toda a aceleração que você conhece e espera da Tesla.

Tenho certeza de que as 400.000 pessoas que compraram na pré-venda concordarão assim que receberem os seus! Como se isso não bastasse, meu adolescente precoce mostrou um caminhão semi-elétrico - um grupo de empresas já fizeram seus pedidos - e uma nova versão do Roadster, apenas para dar um golpe final nos carros a gasolina. E tudo isso, mesmo com a SEC se mexendo e lidando com uma ação coletiva acusando-a de práticas racistas! Este é o garoto que faz todos os deveres de casa.

f

OpenAI e Neuralink (idades 2, 1) Eu sempre pensei que devíamos juntar nossos cérebros com os computadores, e estou tão feliz que dois dos meus mais jovens estão se dedicando para que isso aconteceça. Como se isso não bastasse, o OpenAI está usando lutadores de sumo surpreendentemente esbeltos para tornar a inteligência artificial mais inteligente e mais ágil. Talvez até encontre o tempo para ajudar o irmão mais velho Tesla com o chip de inteligência artificial que comanda o piloto automático.

The Boring Company (1 ano) Celebra seu primeiro aniversário este mês! E com base nos túneis que têm cavado sob a sede da SpaceX em Los Angeles e sob Baltimore, eu tenho que me perguntar se alguém me traiu com um gomem-toupeira! Agora, Boring conhece meus pontos de vista sobre o trânsito público, e me assegurou que esses túneis serão apenas para hiperligações extravagantes e carros particulares em trenós elétricos. Estou feliz por saber que, quando for a hora do velho visitar seu filho no subsolo, não terei que me preocupar com serial killers ou mesmo com outras pessoas.

f

Então, meus amigos e fãs, camaradas e concorrentes, investidores de curta e longa data, meus melhores votos. Que suas vidas sejam tão ricas, eletrizantes e ambiciosas como a nossa.

- Elon