Na terça-feira (12), a empresa Synaptics Inc. anunciou um sensor de impressões digitais que funciona embaixo da tela dos aparelhos celulares. A tecnologia é direcionada para smartphones com telas infinita, disse a empresa, já que o sensor é capaz de transformar parte do display dos aparelhos em um sensor biométrico, e com isso acaba com a necessidade de reservar um espaço no próprio do aparelho para o sensor.

Conforme a empresa, o sensor Clear ID FS9500 é mais veloz que outras tecnologias biométricas (como o próprio FaceID do iPhone X), e ainda proporciona ao usuário o destrave do aparelho somente com um toque sobre a tela de qualquer ângulo. Por o sensor ficar localizado abaixo do vidro do display, ele fica ainda mais resistente contra pancadas, riscos e ainda líquidos a que possa ficar exposto.

Empresa revela sensor digital que funciona sob tela de celular.
Empresa revela sensor digital que funciona sob tela de celular.

O Tech Report diz que o modo em que o novo sensor funciona é diferente da dos sensores de impressão digitais tradicionais. Assim, quando ele é ativado, utiliza a parte do display OLED que estiver acima dele para conseguir iluminar a impressão digital do usuário. A luz acaba sendo refletida de tal impressão digital e passa novamente pelo vidro e acaba processada pelo sensor, que é capaz de identificar se está registrada para conseguir destravar a tela ou não.

A tecnologia pode estar prestes a chegar e aparecer em produtos direcionados ao usuário final. Conforme a empresa, ela será demonstrada em um "celular de primeira linha para consumidores finais" durante a CES 2018, que inicia em 8 de janeiro.

O aparelho de primeira linha mencionado pela empresa pode ser o Samsung S9, já que rumores indicam que ele poderá ser apresentado durante a feira de tecnologia.