Todas as empresas precisam de um site, isso é um fato. Mas muitas pessoas não sabem que para manter um site na internet, é necessário adquirir um serviço de hospedagem de sites.

Por que uma empresa precisa de um site? Poderia passar horas escrevendo motivos, para ser breve, o website é a forma oficial de um parceiro ou cliente encontrar e contatar a empresa. Só estes dois já seriam motivos suficientes para não se arrepender em criar o site para sua empresa.

Hospedagem de sites, como escolher?
Hospedagem de sites, como escolher?

A hospedagem de um site, como o nome sugere, é um serviço onde ficam armazenados, em um servidor, os arquivos que compõem um website. Para desmistificar esse serviço, que vamos listar algumas dicas para escolher a melhor hospedagem de sites.

Suporte

A principal dica é suporte. Você entende de servidores web? Se sim, bem, talvez suporte não seja sua principal premissa a escolher um serviço. Mas como a grande maioria das pessoas não é programador ou analista, o suporte dado por uma empresa é fundamental, ainda mais quando o site estiver offline por qualquer problema que possa acontecer, e sim, eles acontecem. É a confiabilidade, item abaixo que determina o quão bom é o serviço, o suporte oferecido para solucionar problemas em horas de pânico, onde você não sabe a quem recorrer, bem, ele é sim FUNDAMENTAL.

Confiabilidade

Esse é um termo dedicado, calculado em porcentagem para determinar o tempo médio que um site fica fora do ar durante os últimos 30 dias. Se o valor for abaixo de 98%, bem, dispense ele. Manter o site no ar é como respirar, você até consegue ficar alguns segundos sem, mas é vital.

Recursos

Quando trabalhamos com internet e usamos ferramentas de terceiros, este é um item interessante. As hospedagens de sites estão se adequando e cada vez mais trazendo ferramentas prontas para instalação com apenas um clique. Seja um sistema de cache para o site, até uma loja virtual completa.

Localização dos servidores

Quando um site necessita ser rápido, a localização do servidor é um passo para esta caminhada. Quanto mais próximo do cliente, menor a taxa de troca de pacotes, tornando este um dos fatores para acelerar o site.

Painel de controle funcional

O que mais tem atualmente são empresas que não oferecem a funcionalidade e um sistema que permite que o usuário tenha o acesso prático e fácil de usar. Através dele, é possível configurar itens como criação de contas de e-mail, registros DNS, banco de dados do site e gerenciador de arquivos. Escolhendo o melhor painel, evita-se uma dor de cabeça e mais dinheiro gasto de forma desnecessária.

Todos estes itens são fundamentais na hora de escolher uma boa hospedagem de sites. Existem serviços especializados em testar os diversos serviços, um que indico é o site chamado Melhor Hospedagem de Sites, nele estão ranqueadas as hospedagens, com resenha e nota de cada uma delas, vale a pena conferir.

Se gostou das dicas, comente e compartilhe com seus amigos.