Durante a última semana, a Wester Digital, que se fundiu com a SanDisk desde maio do ano passado, revelou a fabricação de duas novas linhas de cartões de memória que são capazes de suportar temperaturas extremas, sejam quentes ou frias. As novidades são direcionadas aos usuários de drones comerciais, câmeras de segurança e ainda ré para carros.

Como novidade na família SanDisk Industrial, dois cartões SD e um microSD. Os primeiros contarão com armazenamentos que vão de 8 GB até 64 GB, porém, a diferença ocorre mesmo na faixa de temperatura suportada. A versão mais básica pode operar entre  -25°C e 85°C, o modelo XL suportará um frio de -40°C ou até um calor de 90°C.

SanDisk anuncia cartões SD que suportam extremas temperaturas.
SanDisk anuncia cartões SD que suportam extremas temperaturas.

O dispositivo menor deverá funcionar nas mesmas temperaturas da versão SD mais básica. No entanto, ele poderá ter um armazenamento de 128 GB de dados.

Já a segunda linha é a SanDisk Automotive, que foi desenvolvida especialmente para sem implantada em carros, drones e também outros veículos. Ela contará apenas com um modelo SD, com capacidade entre 8 GB e 64 GB, e irá operar em temperaturas extremas entre -40°C e 90°C.

Os cartões de memória irão suportar ferramentas como Power Protection, que impede os dados de serem corrompidos caso ocorra algum erro no meio da gravação, e ainda o Host Lock, que permite aos usuários a criação de uma senha de acesso a arquivos.

Para completar, eles devem apresentar uma velocidade mínima de escrita de 10 MB/s e de 80 MB/s para a leitura.

Os valores não foram divulgados pela Western Digital, bem como a previsão de lançamento dos novos dispositivos de armazenamentos. Vale mencionar que eles já estão na fase de testes.