A carteira de motorista impressa, que precisava estar presente em todas as ocasiões em que o motorista estivesse dirigindo, poderá ser substituída pela Habilitação Eletrônica (CNH-e), e isso tudo sem qualquer prejuízo. Na terça-feira (25), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o modelo digital do documento e começará a valer a partir de fevereiro de 2018.

A CNH-e é uma versão eletrônica do documento tradicional e poderá ser apresentada no lugar da carteira impressa. Quem, por ventura, esquecer o seu documento em casa, não estará sujeito à multa e ainda pontos na carteira de habilitação.

CNH-e: Carteira de Motorista digital
CNH-e: Carteira de Motorista digital

De acordo com o ministério das Cidades, há um conjunto de padrões técnicos para poder suportar um sistema criptográfico que possa assegurar a validade do documento.

Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital", diz o ministro das Cidades, Bruno Araújo

Os agentes de trânsito, através do dispositivo, poderão consultar os dados dos documentos através de um aplicativo de celular, que já está na fase de testes. Ele irá realizar uma leitura do QRCode, igualmente já acontece com a CNH impressa. Vale notar que o documento na versão impressa continuará sendo emitida normalmente.

Para quem quiser obter uma versão digital, será necessário realizar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, através do uso de um certificado digital, ou no balcão do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Será enviado um link para o email informado. Em seguida, o motorista deverá realizar o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital.

Segurança - No primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar os documentos com segurança, que será usado toda vez que for desejado mostrar o documento.