O cronograma de lançamento de 2022 da Apple será marcado pela estreia de um novo smartphone da série iPhone 14. No entanto, há fontes que afirmam que novos tablets também devem ser lançados.

Se você está ansioso para saber o que os novos tablets Pro da Apple trarão de novidades, espere alguns refinamentos de design, a atualização de chips de geração, bem como uma atualização tecnológica de carregamento muito necessária, entre outros.

Pelo que vazamentos e algumas fontes confiáveis compartilharam nos últimos meses, aqui está tudo o que você pode esperar dos tablets iPad Pro (de próxima geração) da Apple.

Qual deve ser o novo design do iPad Pro 2022?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva
Até agora, não ouvimos nenhuma mudança de design para a atualização do iPad Pro de 2022. Sendo assim, o design principal com molduras uniformes, uma ilha de câmera esguicho na parte de trás, e um chassi metálico provavelmente continuará na nova geração. Porém, a introdução do suporte de carregamento sem fio pode tornar as coisas interessantes.

A Bloomberg disse que a Apple está tentando achar formas de implementar o carregamento sem fio no iPad Pro, possivelmente tomando a rota MagSafe que introduziu na série iPhone 12. Porém, o painel traseiro metálico do iPad Pro prova ser um obstáculo para a transferência de carga.

A Apple tem algumas opções: Uma delas é abandonar o painel traseiro metálico em favor do vidro, para permitir o carregamento sem fio. No entanto, os engenheiros da empresa estão em um dilema sobre a decisão, já que uma traseira de vidro é mais frágil.

Além disso, dado o perfil mais volumoso de um iPad, o painel de vidro seria mais propenso a danos mecânicos. Outra possível mudança de design, é introduzir a bobina de carregamento sem fio sob o logotipo da Apple. Agora ela é feita de vidro ao invés de ser gravada ou polida sobre o painel traseiro metálico.

Até o momento, não há nenhum novo relatório que possa nos dizer a decisão final da Apple, em relação ao dilema do hardware de carregamento sem fio. Nem mesmo, como ele vai alterar o design final do iPad Pro. Independente do rumo que a Apple tomar, a vantagem será muito significativa.

Com suporte para carregamento sem fio e uma bateria maior, a atualização do iPad Pro de 2022 também permitirá que os usuários carreguem seu iPhone e fones de ouvido simplesmente colocando-o sobre o tablet. A tecnologia não é totalmente inédita, especialmente em telefones Android.

Mas quando se trata de tablets, esse recurso é uma raridade. Até agora, a única marca que oferece suporte para carregamento sem fio reverso é a Huawei.

Na edição de março de seu boletim do PowerOn, Mark Gurman, da Bloomberg, mencionou que o MagSafe poderia aparecer no iPad Pro de 2022, enquanto o 9to5Mac alegou alguns meses antes, que a Apple havia descartado os planos de um painel traseiro de vidro para o iPad Pro este ano.

Um iPad Pro ainda maior?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Um dos rumores mais quentes do iPad do ano não tem nada a ver com as atualizações de recursos. Ao invés disso, ele estima um futuro onde a Apple faz all-in com o tamanho de seu tablet Pro, um pouco como o gigante Samsung Galaxy Tab S8 Ultra.

O analista da cadeia de suprimentos Ross Young tweetou em junho, que um iPad Pro de 14,1 polegadas estava sendo projetado. Um relatório da Bloomberg também mencionou que a Apple estava estudando os modelos iPad Pro de tamanho de 14 polegadas e 16 polegadas, paralelo aos modelos MacBook Pro com o silício M1 Pro e M1 Max.

Um argumento chave é que para uma pessoa acostumada a trabalhar em um MacBook Pro de 16 polegadas, mesmo a maior variante do iPad Pro com uma tela de 12,9 polegadas é complicada para manter um fluxo de trabalho entre dispositivos.

iPad Pro 2022 vai ter a mesma tela?

tweetar
Créditos: Divulgação/Canva

Quando a Apple mudou para um painel mini-LED para o iPad Pro de 12,9 polegadas, havia esperança de que o modelo menor de 11 polegadas também receberia o mesmo tratamento um ano depois. No entanto, isso não parece estar acontecendo, pelo menos este ano.

O analista da TF International Securities da Apple, Ming-Chi Kuo tweetou que a atualização do iPad Pro de 11 polegadas para 2022 vai ficar com um painel LCD ProMotion e não receberá a atualização de tela mini-LED que a Apple comercializa como tecnologia Liquid Retina XDR.

Parece que a linha 2022 do iPad Pro ficará com um painel mini-LED para a variante de 12,9 polegadas. Enquanto isso, a versão de 11 polegadas oferecerá uma tela LCD por mais um ano.

Upgrade de chip

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

A linha iPad Pro existente vem com o M1. Em 2022, a expectativa é que a Apple coloque o chip M2 de próxima geração dentro da atualização do iPad Pro.

Comparado com o M1, o silício M2 embala em mais transistores, núcleos de CPU mais rápidos, mais núcleos de GPU, banda de memória aumentada, um motor neural 40% mais rápido, um processador de sinal de imagem melhorado (ISP) e ganhos em codificação e decodificação de vídeo.

Construída usando o processo aprimorado de fabricação de 5nm da TSMC, a Apple divulgou um ganho de desempenho de 18% nos mesmos níveis de consumo de energia para o M2, enquanto o desempenho gráfico também executa um salto de 25%.