Durante a conferência Mobile World Congress (MWC) 2022, a Huawei apresentou uma série de novos produtos. Entre eles, o MatePad Paper, um novo tablet da famosa linha MatePad, mas com a premissa de um leitor de livros digitais (e-books) que deve disputar espaço no mercado com o já consolidado Amazon Kindle. Dentre os diferenciais, o dispositivo conta com um sistema operacional proprietário e suporte à caneta stylus M-Pencil.

Huawei lança MatePad Paper com suporte a M-Pencil

Embora não seja um "tablet comum", o dispositivo foi adicionado a linha MatePad por contar com um grande tela de 10,3 polegadas que dispõe da tecnologia e-ink, ou seja, sem a necessidade de um sistema de retroiluminação para funcionar. Ele será oferecido com 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento interno e suporte à conectividade Wi-Fi 6.

Huawei MatePad Paper (Crédito: Huawei/Divulgação)
Huawei MatePad Paper (Crédito: Huawei/Divulgação)

Uma das grandes novidades é também o sistema HarmonyOS 2, desenvolvido pela própria Huawei, e que já conta com a biblioteca digital "Huawei Books" com mais de 2 milhões de títulos. Pronto para rivalizar com o Aamzon Kindle, um dos grandes diferenciais do MatePad Paper é a presença da App Gallery, que permitirá o download de diversos aplicativos compatíveis com o sistema. Isso deixa de lado a convencional limitação de poucos apps para dispositivos desta categoria.

Além disso, quem procura um dispositivo focado em produtividade pode aproveitar ainda do suporte a caneta Huawei M-Pencil, acessório que pode ser muito útil na criação e edição de documentos de texto, por exemplo. Isso é possível graças a textura especial aplicada na tela que, segundo a fabricante, oferece a mesma sensação da escrita em papel.

Preço e disponibilidade

O Huawei MatePad Paper será lançado primeiro na Europa e estará disponível nas cores preto, branco ou azul. Até o momento, a empresa não revelou a previsão de lançamento nos demais países, nem divulgou a data para disponibilidade do produto na Europa.

O preço sugerido é de € 499, algo em torno de R$ 2.885 na conversão direta.