A Google anunciou hoje um novo recurso para tablets com sistema operacional Android que atende a um dos pontos principais deste tipo de dispositivo, o consumo de mídia. Chamado de "Entertainment Space" (Espaço de Entretenimento), será uma tela localizada à esquerda da tela principal dos tablets. Trata-se de um hub que concentra vídeos (séries, filmes e YouTube), games e livros.

O Entertainment Space é um ambiente desenvolvido para tablets que a Google vem desenvolvendo faz alguns anos e sem dúvidas é uma das maiores mudanças que já ocorreram para a usabilidade destes aparelhos. James Bender, da Google, disse no Blog da empresa:

"Você economizará tempo e evitará ter que pular entre os aplicativos para tentar descobrir o que fazer, seja assistir, jogar ou ler. Depois de fazer login em seus aplicativos de assinatura, Entertainment Space mostrará seu conteúdo em um só lugar e sob medida para você. E se você quiser compartilhar seu tablet, todos na família podem ter seu próprio perfil personalizado."

Guias com diferentes tipos de conteúdo

No topo da tela do Entertainment Space há 3 guias, na "Watch" (assistir) há uma exibição de séries, filmes e vídeos do YouTube para assistir que possui grande semelhança com o Google TV do Chromecast. Este mesmo local é sincronizado com o Google TV, ou seja, caso você tenha o sistema em outro dispositivo, é possível continuar assistindo ao conteúdo pelo tablet.

A guia seguinte é a "Games" (jogos), onde o usuário terá indicações de títulos para experimentar. Além disso, é exibido também uma lista de jogos que já estão instalados no tablet para que o jogador continue de onde parou com mais facilidade.

Por último, temos a guia "Books" (Livros), uma seção onde é reunido o que o usuário está lendo no Google Play Books. Os audiobooks também estão nesta mesma guia e é exibido uma lista de livros populares e alguns itens de destaque à venda.

Guia Books (Livros) no Entertainment Space para tablets Android. Fonte: Google
Guia "Books" (Livros) no Entertainment Space para tablets Android. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

A partir deste mês de maio o Entertainment Space para tablets do Walmart. Segundo a Google, o "Espaço de Entretenimento" será disponibilizado globalmente para tablets com Android novos e selecionados da Lenovo, Sharp e outras marcas mais.

O que achou da novidade lançada para tablets Android pela Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!