Ao abrir o Spotify, talvez você tenha notado um alerta sobre uma nova funcionalidade: o Miniplayer. O recurso foi criado para ter acesso rápido à troca de músicas, controle básico de reprodução e visualização instantânea do que está sendo ouvido.

De acordo com o Spotify, o objetivo é facilitar a mudança de faixas sem interromper a experiência auditiva, principalmente para os que gostam de explorar playlists e podcasts, evitando distrações com o miniplayer você sempre estará escutando algo.

Além disso, o Miniplayer permite aos usuários embaralhar a fila de reprodução, repetir uma música ou adicionar e remover rapidamente uma faixa ou episódio de sua biblioteca com apenas um clique, tudo sem abrir o aplicativo principal.

Existem três formas de mostrar o miniplayer, seja como um quadrado, retângulo ou uma barra.

Formatos do miniplayer; Foto Spotify
Formatos do miniplayer; Foto Spotify

Sobreposição é bom?

Eu tenho pavor de sobreposição de coisas, uso monitor ultrawide já para poder manter tudo aberto sem uma janela sobrepondo a outra, mas confesso que o miniplayer não me atrapalha, deixo ele no cantinho e está sempre pronto para trocar de música.

Miniplayer em atividade por aqui
Miniplayer em atividade por aqui

Como ativar o miniplayer?

Se você ainda não se deparou com a notificação ao abrir o Spotify, pode ser que a versão esteja desatualizada ou então você não é usuário PREMIUM. Sim, somente usuários PREMIU tem acesso a funcionalidade.

Atualizou o app e não apareceu, simples, tem um botão sempre visível que você pode ativar o miniplayer, como na imagem abaixo:

Como ativar o miniplayer do Spotify
Como ativar o miniplayer do Spotify

Está usando o miniplayer? Confesso que gostei, vou mantê-lo, ainda não sei ao certo qual versão do design, bem provável que use no formato de barra, apenas com os botões de comandos.

BUG

Alô Spotify, o miniplayer deve abrir junto quando o Spotify é aberto. Ao fechar o aplicativo e reabrir, o miniplayer vem por padrão fechado.