O Spotify deixou claro que nunca irá pagar os artistas de forma justa. Há anos a plataforma de streaming de música é criticada pela baixa remuneração dos artistas. Agora, segundo o The Guardian, o Spotify declarou que irá encerrar seu serviço no Uruguai devido à exigência de uma "remuneração justa e equitativa" no artigo 285 do projeto de lei orçamentária do país.

Artistas não serão remunerados de forma justa no Spotify

Artistas nunca serão pagos de forma justa, confessa Spotify. Fonte: Oficina da Net
Artistas nunca serão pagos de forma justa, confessa Spotify. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o The Guardian, em outubro de 2023 ocorreu a votação de um projeto de lei orçamentária no Uruguai que continha dois artigos relacionados ao streaming de mídia. No artigo 284 era dito que "se uma música for reproduzida, o intérprete terá direito a remuneração financeira" enquanto no artigo 285 falava que sobre o "direito a uma remuneração justa e equitativa" ser adicionado à lei de direitos autorais.

Algum tempo depois o Spotify exigiu mudanças, declarando no dia 20 de novembro que "começaria a descontinuar seu serviço no Uruguai a partir de 1º de janeiro de 2024". No site Music Business Worldwide, é relatado que a popular plataforma de streaming "já paga quase 70% de cada dólar que gera com música às gravadoras e editoras que detêm os direitos da música, que representam e pagam artistas e compositores".

Recentemente o Spotify publicou um comunicado que declara sobre a empresa não pagar mais pelos royalties de músicas que não atingirem 1000 reproduções em 12 meses. A empresa diz que partir do primeiro semestre de 2024 a empresa pretende aplicar esta política para "impedir ainda mais a transmissão artificial", "distribuir melhor os pequenos pagamentos que não chegam aos artistas" e para "controlar aqueles que tentam manipular o sistema com músicas de chiado."