O Spotify não paga pelas taxas da Play Store devido a um acordo entre as duas empresas. De acordo com o TheVerge, essa informação foi revelada por um executivo do Google durante um depoimento relacionado ao processo judicial entre a Epic Games e o Google. Essa fala surgiu após o Google solicitar ao tribunal que fosse mantido em segredo os detalhes de seu acordo com o Spotify no início de novembro.

Spotify não paga taxas da Play Store devido a um acordo

Google revela que Spotify não paga taxas na Play Store devido a um acordo feito entre as empresas. Fonte: Oficina da Net
Google revela que Spotify não paga taxas na Play Store devido a um acordo feito entre as empresas. Fonte: Oficina da Net

Geralmente, o Google cobra de aplicativos de assinatura da Play Store 15% do valor arrecadado. Essa taxa ainda pode ser reduzida para 11% dependendo da escolha do meio de pagamento utilizado pelo usuário, que permite aos desenvolvedores utilizar soluções próprias ou de terceiros.

Dan Jackson, porta-voz do Google, disse ao Theverge que "Um pequeno número de desenvolvedores que investem mais diretamente no Android e no Play podem ter taxas de serviço diferentes como parte de uma parceria mais ampla que inclui investimentos financeiros substanciais e integrações de produtos em diferentes formatos. Essas parcerias de investimento importantes nos permitem trazer mais usuários para o Android e o Play, melhorando continuamente a experiência para todos os usuários e criando novas oportunidades para todos os desenvolvedores."

De acordo com o chefe de parcerias do Google, Don Harrison, o Spotify não paga taxas quando processa os pagamentos de seus usuários através de seu próprio sistema. Entretanto, quando o pagamento é processado pelo Google, há uma taxa de 4%. Este acordo entre as empresas também prevê o investimento de US$ 50 milhões cada em um "fundo de sucesso".

Outras empresas receberam a mesma proposta que o Spotify

Segundo o TheVerge, o Google ofereceu em 2017 um acordo à Netflix, onde a plataforma de streaming de filmes e séries pagaria somente uma taxa de 10% pelas assinaturas feitas na Play Store. Entretanto, atualmente a Netflix não permite que seus usuários comprem assinaturas através de seu aplicativo para Android.