O Spotify está testando a implementação de um botão flutuante no lado direito inferior da tela que dá a opção de criar playlists ou uma mistura de faixas. A opção de mistura permite que a pessoa crie playlists colaborativas com amigos, um recurso que a plataforma de streaming adicionou há alguns meses.

O floating action button (FAB ou botão de ação flutuante) e outros novos recursos, começaram a surgir para um grupo restrito de usuários do Spotify. Confira abaixo mais detalhes sobre estas novidades!

Novos recursos de criação de playlists estão sendo testados no Spotify

Segundo um leitor do site AndroidPolice, houve uma mudança na interface de usuário do Spotify. Agora há um botão flutuante na tela que ao tocá-lo, permite a criação de playlists ou uma lista mista de faixas que pode ser criada em conjunto com amigos.

Capturas de tela mostrando o botão flutuante no Spotify. Fonte: AndroidPolice
Capturas de tela mostrando o botão flutuante no Spotify. Fonte: AndroidPolice

Além da novidade citada acima, há também a implementação da opção de adicionar músicas à fila de reprodução com um único toque. A informação veio através de um usuário no Reddit chamado Far-Contact-9369, que relata sobre a possibilidade de escolher a música que será tocada em seguida após a reprodução de uma playlist ou álbum. Para fazer isso, basta deslizar o dedo para a direita (muito mais simples do que o toque prolongado que é utilizado atualmente). Confira abaixo uma animação mostrando como fica essa ação.

Funcionamento da adição de músicas à lista de reprodução no Spotify no app para Android. Fonte: AndroidPolice
Funcionamento da adição de músicas à lista de reprodução no Spotify no app para Android. Fonte: AndroidPolice

Note que o recurso acima já existe na versão para iOS do Spotify há muito tempo. No app para iPhone, os usuários poderiam deslizar o dedo para a esquerda sobre a faixa desejada.

Lançamento e disponibilidade

Como as mudanças ocorreram somente para alguns que utilizam a versão beta de testes do Spotify e não há nenhum anúncio oficial da empresa sobre o lançamento dos novos recursos em sua plataforma, ainda não se sabe quando estas novidades irão chegar no aplicativo para Android.