O Spotify é uma plataforma de streaming de música que sempre está testando novos recursos através de um pequeno grupo de usuários para então, caso julgue útil, liberá-los para uma parcela maior de pessoas. Nos últimos meses a empresa chegou a liberar diversos deles para o público. Agora, recentemente foi descoberto que os desenvolvedores estão pensando em lançar o suporte para reprodução de músicas local no aplicativo.

O Spotify pretende em breve permitir que seus usuários possam reproduzir músicas que estão salvas em seu smartphone, transformando assim o seu aplicativo em um player de músicas offline. Desta forma, as pessoas poderão sincronizar as músicas do app com as gravadas no celular e reproduzi-las sem a necessidade de se estar conectado à internet. A informação veio através da engenheira reversa Jane Manchun Wong (@wongmjane), como você pode conferir no tweet abaixo.

Quando a nova funcionalidade for implementada, será possível, através das configurações do Spotify, ativar uma função chamada "mostrar arquivos do dispositivo". Quando a funcionalidade for ativada, o app irá verificar quais músicas que estão presentes no armazenamento interno de seu celular ou notebook e listá-las na seção de biblioteca.

Função chamada mostrar arquivos do dispositivo no app Spotify. Fonte: Jane Manchun Wong
Função chamada "mostrar arquivos do dispositivo" no app Spotify. Fonte: Jane Manchun Wong

Lançamento e disponibilidade

Até o momento não se sabe se a nova função estará disponível somente para usuários premium ou não. Entretanto, se compararmos com o YouTUbe Music, que permite que as pessoas que não pagam pelo serviço reproduzam as suas músicas, o Spotify deverá oferecer a funcionalidade para usuários gratuitos também. Além disto, ainda não se sabe que o Spotify irá permitir o upload de arquivos locais para reproduzir as músicas em diferentes dispositivos, a postagem será atualizada assim que houver mais novidades.

Ainda não se sabe quando o recurso estará disponível para todos, mas levando em consideração o ritmo dos testes de outras funcionalidades que já estão sendo utilizadas, não deve demorar muito. O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!