Foi anunciado recentemente pelo Spotify que a empresa está testando formas de artistas e gravadores conseguirem promover músicas na seção de recomendações. Com isso, será possível destacar uma música que seja interessante para divulgar.

De acordo com a publicação da plataforma de streaming de música, será possível para os artistas destacarem uma nova música, álbum de aniversário ou uma faixa que se tornou viral. Segundo a empresa, esta funcionalidade dará aos artistas uma maior autonomia sobre a forma como os ouvintes descobrem suas músicas na plataforma. Acredita-se que ao destacar uma certa música, a chance do usuário do Spotify conferir o restante do trabalho dos artistas será maior.

Como irá funcionar

A nova funcionalidade irá cobrar das gravadoras e artistas através da redução dos royalties pagos. Os artistas terão de concordar com "uma taxa de royalties de gravação promocional para streams em sessões de escuta personalizadas onde fornecemos esse serviço". Segundo o Spotify, qualquer artista poderá utilizar a ferramenta, porém não confirmou a porcentagem de redução sobre os royalties.

A nova funcionalidade estará sujeita as formas como o Spotify faz para recomendar as músicas da plataforma para seus usuários. Ou seja, caso o ouvinte não tenha interesse em determinadas faixas promovidas, o algoritmo não fará com que sejam recomendadas. Mas caso a música tenha um bom desempenho (poucas pessoas pulam a faixa), o Spotify irá continuar priorizando mostrá-la para seus usuários.

Onde estará disponível

Inicialmente, de acordo com o Spotify, a função só será utilizada para a Radio e o Autoplay, que realizam a reprodução de músicas após uma playlist ou álbum acabar. Aos poucos a empresa pretende testar a funcionalidade com outros recursos personalizados para os seus usuários.

O que você achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!