Recentemente o Spotify anunciou que está atualizando a ferramenta de "shared-queue" ("fila compartilhada") recentemente lançada, Group Session ("Sessão em grupo"), oferecendo suporte para controlar remotamente. Basicamente, é um "modo festa" ("party mode"), onde os participantes contribuem para adicionar músicas na playlist que está sendo reproduzida no momento. Originalmente, quando este novo recurso foi lançado, era que mesmo com o distanciamento social devido a quarentena, ele poderia ser utilizado em pequenos grupos como famílias, porém os desenvolvedores acharam necessário criar uma forma de controlar a playlist de forma remota, proporcionando a liberdade da pessoa alterar a playlist onde quer que ela esteja.

Os usuários que assinam o Spotify Premium poderão agora visualizar uma mesma playlist ou podcast e ouvir ao mesmo tempo, mesmo estando em cidades diferentes. Anteriormente, para usar esta funcionalidade, que permitia inclusive adicionar músicas às playlists, era necessário estar no mesmo espaço físico para que ela funcionasse (era necessário um código de barras para conectar um dispositivo ao outro).

Atualização da funcionalidade Sessão em Grupo no app Spotify. Fonte: Spotify
Atualização da funcionalidade "Sessão em Grupo" no app Spotify. Fonte: Spotify

A ferramenta de playlists colaborativas em tempo real permite que duas a cinco pessoas participem de uma sessão remota clinando em "ingressar" ("join") no link compartilhado. Este link pode ser acessado no icone para conectar em dispositivos, localizado em baixo no canto esquerdo da tela de reprodução do app. Após selecionar a opção, aparecerá o botão "iniciar uma sessão".

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!