O projeto da SpaceX, liderada por Elon Musk, segundo um especialista da NASA, terá um grande desafio pela frente. O  líder de exploração e tecnologia espacial da NASA, Walt Engelund, em uma entrevista ao Business Insider, falou que o projeto do Starship, em que a SpaceX tem como objetivo levar uma nave tripulada à Marte, está em "escalas de magnitude" muito acima de qualquer projeto anterior.

De acordo com Engelung, um dos maiores problemas envolve o resfriamento da Starship. A ideia da SpaceX é utilizar o próprio combustível da nave, bombeando por dentro de pequenos poros, para conseguir manter a temperatura baixa.

Missão da SpaceX a Marte é a mais complexa até então, diz especialista.
Missão da SpaceX a Marte é a mais complexa até então, diz especialista.

O sistema de resfriamento foi explicado recentemente por Musk. Nomeada de "transpiration cooling" (ou resfriamento por transpiração, em tradução literal), o mecanismo possui uma câmara, revestida por duas camadas de aço inoxidável, em que pode ir "combustível ou água". A câmara alimentaria a nave para poder resfriá-la em pequenos poros.

Com a ideia de Musk, a companhia consegue otimizar espaço e peso do seu sistema aproveitando um mesmo sistema para duas opções distintas. Porém, Engelund salienta que esta proposta não pode ter erros.

"Já vi casos em que há um canal entupido e isso resultaria imediatamente em caminhos pegando fogo", disse na entrevista. "O modelo iria desaparecer em um túnel hipersônico de vento. Ele quase iria se vaporizar, tem muita energia e calor ali".

Engelund reconhece os esforços da SpaceX e diz que a empresa já fez mais do que s espera de uma companhia privada e que está se esforçando para resolver os problemas.