Provavelmente, em boa parte do seu dia, você interagi com dispositivos eletrônicos e usá-os para diferentes propósitos. Nos escritórios, computadores são usamos para o trabalho e a comunicação; Nos lares, esses dispositivos são usados ​​para entretenimento e outros fins. Temos uma vasta gama de dispositivos à nossa disposição, e é uma tarefa difícil encontrar uma solução adequada que satisfaça todas as suas necessidades de entretenimento. Neste artigo iremos abordar uma das soluções de mídia mais versáteis, o Kodi, em detalhes. Você vai conhecer em detalhes o que é Kodi e como funciona.

Leia também: Como escolher o tamanho da TV ideal para o seu quarto ou sala?

O que é o Kodi? 

O Kodi é um reprodutor de mídia de código aberto que existe desde 2002, quando era conhecido como Xbox Media Player. Em 2014, ele foi renomeado como Kodi pela mantenedora XBMC Foundation. Enquanto o Xbox Media Player foi lançado para o console de videogame Xbox de primeira geração, o Kodi está disponível para Android, macOS, Linux, BSD, iOS, tvOS, Windows etc.

Você também pode fazer download do Kodi na Google Play Store e na Apple App Store. Se você deseja baixar o software em seu desktop ou MacBook, então você precisa visitar o site kodi.tv, seu site oficial. Além disso, o procedimento de download e configuração do Kodi é bastante fácil, e qualquer um pode configurá-lo sem enfrentar qualquer problema.

Como o Kodi funciona?

O Kodi é uma central de mídia centralizada de propriedade da XBMC, que permite que você armazene todo o seu conteúdo em um único local, e oferece a facilidade de acessá-lo virtualmente de qualquer lugar. Note que o Kodi não fornece mídia em si; os usuários precisam fornecer seu próprio conteúdo ou apontá-lo manualmente para a mídia on-line. Ele foi projetado mantendo o público de TV em mente, que se acostumou a apreciar o conteúdo digital.

A plataforma Kodi suporta quase todos os formatos de arquivos de áudio e vídeo. Isso lhe dá a flexibilidade de executar arquivos antigos e mais recentes com a mesma facilidade. Com a ajuda de vários plug-ins, você pode transmitir conteúdo de vários serviços de vídeo gratuitos, como o YouTube, o Vimeo etc.

Além de reproduzir os formatos comuns de mídia, o Kodi também oferece suporte a apresentações de slides, relatórios de previsão do tempo, visualizações de áudio, etc. No entanto, ao contrário de outras soluções como MythTV e Windows Media Center, ele não vem com um back-end de TV digital interno para TV ao vivo funcionalidade. Com a ajuda de um complemento Kodi adequado, você pode começar a usar a transmissão de TV no Kodi.

Além disso, o Kodi também pode funcionar como um console de jogos. É possível navegar e executar roms de emuladores e jogos independentes no XMBC.

Reprodução de áudio e vídeo no Kodi

Como dito acima, a Kodi traz um amplo suporte ao mundo do entretenimento. Além dos tipos de arquivo tradicionais, o Kodi também pode reproduzir mídias de compartilhamentos SMB / SAMBA / CIFS, NFS, WebDAV ou UPnP (Universal Plug and Play). O Kodi também pode tranformar vídeos em baixa resolução para resoluções de 720p e 1080p. Além disso, você também terá a facilidade de transmitir vídeos do YouTube, Netflix, Hulu, etc, com a ajuda de complementos.

A videoteca da Kodi organiza os vídeos pela informação, que pode ser obtida através de scrapers associados a eles. Na visualização da biblioteca, você pode procurar e classificar o conteúdo por gênero, título, ano, atores, diretores etc.

Para reproduzir vídeos, o Kodi usa um player de vídeo chamado DVDPlayer. É o player caseiro e multiplataforma da Kodi, que é baseado no FFmpeg. Sua característica notável é a pausa instantânea e a reprodução de filmes em DVD diretamente nos formatos ISO, IMG, RAR, ZIP, etc.

Para reprodução de áudio, o PAPlayer da Kodi entra em cena. As características notáveis ​​são a reamostragem rápida da frequencia de audio, reprodução contínua, desvanecimento cruzado, etc.

Quais são os complementos do Kodi?

Para qualquer software, os complementos são as funções e os recursos que não são fornecidos com o pacote básico. Os "Addons" para alterar a interface de usuário do Kodi são desenvolvidos pela Team Kodi e pelos desenvolvedores terceirizados. Você pode encontrar facilmente complementos para diferentes serviços do repositório oficial da Kodi e de repositórios de terceiros. 

Existem diferentes tipos de Addons para o Kodi, que podem melhorar a experiência geral dos usuários. As diferentes categorias complementares são: Jogos, Letras, Vídeo, Áudio, Interface Web, Meteorologia, etc.

As skins do Kodi são complementos que você pode instalar para alterar a interface do usuário básica, e a aparência do seu software de solução de mídia. Você também pode criar sua capa, modificar a capa existente e compartilhá-la por meio de diferentes sites públicos. Se você quiser pular esforços extras, você também pode baixar uma versão do Kodi.

Os complementos do scraper permitem importar as informações detalhadas de uma mídia de vários recursos da Internet. Essas informações podem incluir títulos, gêneros, resenhas e pôsteres. Os complementos da interface web permitem que você navegue na sua biblioteca de mídia a partir de um local remoto.

O que é uma Build do Kodi?

Uma Build é uma maneira fácil de instalar complementos, skins e guia de programação eletrônica. Você pode instalar uma compilação dos repositórios Kodi. Essas compilações vêm na forma de um arquivo Kodi pré-configurado que instala complementos, atalhos e melhorias na interface do usuário. Ao instalar um build, você pode aproveitar o Kodi em toda a sua extensão, sem passar pelo processo de instalação dos repositórios Kodi.

No entanto, as compilações Kodi vêm com muitos addons e atalhos que são instalados no seu dispositivo, o que pode aumentar o uso da memória e a RAM, e há possibilidades de alguns addons serem quebrados. Instalar uma build ou não instalar é a sua única decisão.

Posso assistir TV ao vivo e gravar vídeos no Kodi?

O Kodi vem com poderosos recursos de TV ao vivo e DVR / PVR (gravação de vídeo). Com a ajuda de complementos de backend de terceiros ou dispositivo DVR, é possível assistir TV ao vivo, ouvir rádio, executar gravações e outras funções da TV. Para os usuários menos experientes em tecnologia, a configuração inicial da TV ao vivo e a gravação podem ser incômodas. 

Repositórios Kodi

Repositórios são locais onde os softwares são armazenados e distribuídos. Em linguagem simples, o conceito de repositórios é semelhante ao conceito de lojas de aplicativos em dispositivos Android e Apple. 

Repositórios são usados ​​para fazer o download de addons do Kodi, que melhoram as funcionalidades gerais do software XBMC. Alguns dos mais populares e melhores repositórios Kodi são o repositório Kodil, SuperRepo, Dandy Media, repositório XVBMC, Supremacy, etc. O Kodi também tem um repositório oficial de onde você pode baixar muitos addons.

O que é um Kodi box?

Nos últimos tempos, o Kodi tornou-se cada vez mais comum, graças à explosão das vendas de "Kodi Boxes", que levou muitas pessoas a cortar a TV a cabo completamente. Um Kodi Box é um dispositivo autônomo que pode ser conectado diretamente ao seu monitor ou TV. Estes aparelhos vêm com aplicativos pré-instalados e você pode obter o seu hub de entretenimento em execução em qualquer momento.

O Kodi (e Kodi Boxes) é legal?

"O Kodi é seguro de usar?" É uma das perguntas mais freqüêntes sempre que falamos em Kodi. O Kodi é um software totalmente legal; É tão legal quanto o seu navegador. Se você estiver achando que o Kodi é ilegal, como se estivesse sendo usado para transmitir conteúdo pirateado, também deverá chamar navegadores ilegais, pois eles são usados ​​para baixar conteúdo pirata e assisti-los nesses sites.

No entanto, o Kodi está atraindo publicidade negativa devido aos complementos de terceiros, que estão sendo usados ​​para conectar-se gratuitamente aos serviços de streaming de assinatura de acesso. Um grande número de Kodi Boxes, totalmente não afiliados à Kodi Team oficial, estão sendo vendidos com add-ons que se conectam a streams piratas. Mas, se uma Kodi Box não vier com add-ons que promovam streaming pirateado, é legal usar esse aparelho.

No passado, em muitas ocasiões, a empresa deixou claro: "O Kodi não fornece nenhuma mídia em si. Os usuários devem fornecer seu próprio conteúdo ou apontar manualmente a Kodi para serviços on-line de terceiros. O projeto Kodi não oferece nenhum suporte para conteúdo de vídeo pirata ", afirma o site oficial da Kodi.

Você achou este artigo sobre o que o Kodi e seus recursos são interessantes? Não se esqueça de compartilhar seus pontos de vista.