O Wear OS 4 já está disponível como preview (visualização) para desenvolvedores e acredita-se que ele esteja disponível nos próximos lançamentos de smartwatches em breve. Atualmente, o Wear OS 3 está disponível ou prometido para relógios inteligentes da Samsung, Diesel, Fossil, Citizen, MobVoi, Skagen e Tag Heuer como você pode conferir em nosso artigo com a lista dos modelos que já receberam ou irão receber o sistema operacional. O Oficina da Net reuniu aqui informações sobre o Wear OS 4, incluindo novos recursos, aprimoramentos, relógios que irão recebê-lo e mais.

O que é o Wear OS 4?

O que há de novo no Wear OS 4 e quais smartwatches vão recebê-lo. Fonte: wareable
O que há de novo no Wear OS 4 e quais smartwatches vão recebê-lo. Fonte: wareable

O Wear OS 4 é a próxima versão do Wear OS, um sistema operacional baseado no Android 13 que foi desenvolvido para smartwatches. Trata-se de uma atualização do Wear OS 3.5, presente no Google Pixel Watch, no Galaxy Watch 4, no Galaxy Watch 5 e no Mobvoi TicWatch Pro 5.

Wear OS 4: Quais são os novos recursos?

De acordo com as apresentações durante o Google I/O 2023, o Wear OS 4 proporcionará uma duração de bateria maior e novos aplicativos de relógio para o Google Calendar e Gmail. Para o serviço de e-mail do Google, significa que o usuário poderá responder a e-mails utilizando seu smartwatch. Já no Calendar (Calendário), será possível verificar, visualizar e confirmar presença em eventos, além de atualizar o status das tarefas.

Imagem ilustrativa dos novos recursos relacionados ao Gmail, Google Calendário, além do aprimoramento da conversão de textos em fala. Fonte: Google
Imagem ilustrativa dos novos recursos relacionados ao Gmail, Google Calendário, além do aprimoramento da conversão de textos em fala. Fonte: Google

Outra novidade prometida para o Wear OS 4 é o aprimoramento do desempenho de conversão de textos em fala, além de um novo sistema de permissões, que concede automaticamente a aprovação do smartphones para o aplicativo correspondente ser exibido na tela do smartwatch. O Google anunciou que está se unindo a Samsung para desenvolver uma ferramenta de criação de mostradores de relógio para a quarta geração do Wear OS. Embora o formado Watch Face seja compatível somente com o Wear OS, a Samsung trabalhou em uma nova ferramenta chamada Watch Face Studio, que permite criar mostradores que usam o formato Watch Face compatível com Wear OS 3 e Wear OS 4.

Através de engenharia reversa da versão preview do Wear OS 4, foi descoberto um recurso chamado "ativar tema dinâmico". De acordo com o site 9To5Google, quando o usuário ativa essa opção, o menu Configurações rápidas, a página Configurações e diversas outras sessões da interface do Wear OS passam a adotar tons e detalhes do mostrador do relógio. Isso faz parte do esquema de cores Material to You do Android, que foi implementado pela primeira vez no Android 12.

Imagens do recurso ativar tema dinâmico no Wear OS 4. Fonte: androidauthority
Imagens do recurso "ativar tema dinâmico" no Wear OS 4. Fonte: androidauthority

Para facilitar a migração de dados do smartwatch com Wear OS de um smartphone para outro, o Wear OS 4 contará com a capacidade de transferência de informações entre celulares sem a necessidade de aplicar uma redefinição de fábrica no relógio inteligente. Os smartwatches Galaxy Watch que utilizar a versão beta do One UI 5 Watch já possuem essa funcionalidade. Entretanto, é importante mencionar que para possibilitar esse processo, é necessário que os dois telefones estejam conectados à mesma conta do Google.

Quando meu smartwatch vai receber o Wear OS 4?

Considerando a demora do Wear OS 3 para chegar a diversos smartwatches mais antigos como, por exemplo, os da Mobvoi e os da Fossil, é improvável que haja muitos relógios inteligentes recebendo o Wear OS 4 ainda neste ano. Entretanto, acredita-se que os primeiros smartwatches a receberem o Wear OS 4 sejam o Galaxy Watch 4, o Galaxy Watch 5, o Galaxy Watch 6 e o Pixel Watch.

Lançamento e disponibilidade

Acredita-se que o Wear OS 4 seja lançado entre outubro e novembro de 2023.