O BBB 22 está diferente das edições anteriores. Se você está acompanhando o reality, deve ter percebido que todos os participantes estão usando relógios — e não é qualquer relógio. Trata-se de um smartwatch, um tipo de dispositivo inteligente que tem se tornado muito popular e é capaz de monitorar o sono, batimentos cardíacos e outros sinais vitais do usuário. A novidade deixou muita gente curiosa sobre a função do relógio no programa.

Por que os participantes do BBB 22 estão usando relógio?

Até então, qualquer acessório eletrônico era proibido dentro da casa mais vigiada do Brasil. Desde as edições mais recentes, o único dispositivo permitido é um celular que não possui conexão com a internet e que pode ser utilizado apenas para tirar fotos dos participantes para as redes sociais.

Sobre o relógio, a curiosidade foi tanta que fez Boninho (apelido de José Bonifácio Brasil de Oliveira), o diretor do "BBB", explicar o motivo da presença do acessório na edição deste ano. Na última quarta-feira (27), Boninho usou sua conta do Instagram para explicar do que se tratava.

Boninho, o diretor do BBB, explicou o motivo do relógio no programa. (Crédito: Globoplay/Reprodução)

Segundo ele, assim como o celular que já apareceu na casa outras vezes, o "relógio do BBB" serve apenas para uso interno e não recebe nenhum tipo de conexão à internet. Como já dito, esta é a primeira vez que os brothers usam este tipo de tecnologia durante o reality.

Boninho ainda explica que o acessório é utilizado apenas para monitorar os batimentos cardíacos dos participantes, bem como o tempo e qualidade do sono, respiração e outras funções pertinentes a dispositivos deste porte. No entanto, os brothers não conseguem ver essas informações, já que a tela fica totalmente apagada.

"Como ficamos felizes e confiantes com o uso do celular, partimos para esse novo dispositivo. Ele fica apagado o tempo todo. Mas a gente monitora para o nosso game, tempo que dormiu, coração e outras medições para gente brincar de olhar eles ainda mais", escreveu Boninho na rede social.

Galaxy Watch 4: conheça o relógio do BBB 22

Existem inúmeros modelos de smartwatches disponíveis no mercado, mas para o BBB 22, a Globo escolheu o Galaxy Watch 4 da Samsung. Lançado em agosto do ano passado, o dispositivo chegou com o objetivo de entregar mais performance, principalmente por serem os primeiros a integrar a nova interface One UI Watch desenvolvida sob o sistema Wear OS do Google.

O Galaxy Watch 4 é o cara que roubou a cena na casa mais vigiada do Brasil. (Crédito: Oficina da Net)

Com design circular bem similar aos modelos clássicos de relógios, o Galaxy Watch 4 oferece diversos recursos e funções inteligentes — alguns que inclusive não podem ser usados no reality show. O relógio é alimentado pelo processador Exynos W920, com litografia de 5 nm, aliados de 1,5 GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Ele ainda possui 40 mm e uma tela de 1,19 polegada, com resolução 396 x 396 e 330 PPI.

O Galaxy Watch 4 oferece o sensor Samsung BioActive, que basicamente pode monitorar a frequência cardíaca (PPG), fazer o eletrocardiograma (ECG) e a análise de bioimpedância (BIA). Durante o sono, o dispositivo consegue monitorar a oxigenação sanguínea, além da detecção de ronco e assim por diante. Desta forma, Boninho e sua trupe conseguem acompanhar cada detalhe da saúde e condição física dos brothers.

A Samsung garante que a bateria dura 40 horas longe da tomada, mas não sabemos como a Globo faz quando o relógio de algum dos participantes descarrega. É possível que ela substitua por uma outra unidade com a bateria carregada, já que não vemos os brothers caçando uma tomada para recarregar o relógio.

Recursos proibidos no BBB 22

Como o foco destes dispositivos são os sensores e funções embutidas para monitorar o condicionamento e outras informações de saúde dos usuários, o Galaxy Watch 4 cumpre bem o objetivo estipulado pela direção do reality.

Todos usam relógio, mas ele sempre está apagado. (Crédito: Globoplay/Reprodução)

Porém, ele oferece também recursos que não podem ser utilizados no programa para não quebrar as regras de confinamento propostas no reality. Isso inclui a tecnologia eSIM, para conexão móvel em 4G LTE, bem como funções mais simples, como simplesmente ver as horas. Como já dito, o visor do relógio sempre fica apagado.

Confira o nosso review do Galaxy Watch 4