Olá pessoal do Oficina da Net, Nicolas Muller aqui para trazer o review do AMAZFIT GTS, o Apple Watch da Xiaomi. Será que ele vale a pena comprar? E também, será que vale a pena comprar para um corredor amador? Leia até o fim que eu explico tudo que ele tem e principalmente os defeitos comparando com concorrentes.

A começar o AMAZFIT GTS é a versão chinesa do Apple Watch, com design muito similar, pretendendo entregar benefícios similares a preços muito menores. O GTS é da Huami, empresa divisão de esportes da Xiaomi, portanto, o AMAZFIT GTS é da Xiaomi. Ele é um dos recentes smartwatches lançados pela fabricante, seus destaques estão na bateria, apesar de pequena, muito eficiente, a tela que é excelente e seu design leve e digamos, sofisticado.

Veja também:

AMAZFIT GTS REVIEW

Amazfit GTS
8.5
Prós
  • Bateria duradoura
  • Tela muito boa e grande
  • Confortável e leve
  • Bom para caminhadas e corridas
Contras
  • Mais tipos de treinamento
  • Sistema de criação de treinos intervalados
  • Dimensões: 43,2 36,2 x 9,4 mm
  • Peso: 24g
  • Resistência a água: 5 atm
  • Display - tipo: AMOLED
  • Display - tamanho: 1.65
  • Display - resolução: 348x442
  • Display - proteção: Corning Gorilla Glass 3
  • Bateria: 220 mAh
  • Carregador: Wireless charging
  • Wi-fi: Não
  • Bluetooth: BLE e 5.0
  • GPS: GLONASS e GPS
  • NFC: Não
  • Sensores: Acelerômetro, Batimentos cardíacos, Giroscópio, Luz ambiente e Barômetro

Amazfit GTS - Veja aqui a ficha técnica completa

A tela de 1.65 polegadas, com resolução de 348 x 442 pixels, tem densidade de 341 ppi. Ela é muito boa, feita com tecnologia AMOLED, é bastante brilhante, tem proteção Gorilla Glass 3. É bastante visível mesmo sob o sol, tenho utilizado o relógio por alguns dias sem tirar ele do pulso, teve nenhum risco ou marcas até agora.

Ele é um smartwatch, então como qualquer outro vai marcar e monitorar várias coisas, como contador de passos, batimentos cardíacos, temperatura ambiente (pegando do celular), monitoramento da qualidade do seu sono, recebimento de notificações do celular, e pasme, marca as horas também.

Amazfit GTS - Confortável ao utilizar diariamente
Amazfit GTS - Confortável ao utilizar diariamente

O design dele é muito bonito, eu gostei bastante, e senti ele muito confortável no pulso, justamente por contar com apenas 25g, eu disse 25 gramas. Você vai praticamente esquecer que ele está no pulso. A noite para dormir, ele também foi bom, eu durmo com a cabeça deitada sob o braço, e com o relógio fino não me incomodou.

Amazfit GTS
Amazfit GTS
Amazfit GTS
Amazfit GTS
Amazfit GTS
Amazfit GTS

Monitoramento de atividades físicas

Bem, agora que você já viu tudo de funcionalidades que ele tem, vou partir para a parte que interessa para prática de atividades físicas.

Ele conta com 12 treinos diferentes, que vão desde caminhadas até natação. Por contar com certificação 5ATM, ele permite que você mergulhe até 50m, portanto pode entrar na piscina sem medo. Não conta com monitoramento de futebol, como no Amazfit Pace, nem monitora levantamento de peso, apesar de contar com um modo chamado Exercícios, que na verdade apenas monitora o tempo e seus batimentos cardíacos.

IPA

IPA, Inteligência Artificial de Atividades, esse é um índice criado pela Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologias, mostrou que para o bem estar físico, pessoas que mantém o IPA acima de 100, tem menor risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Esse número é calculado pelas suas atividades durante o período de 7 dias. Quanto mais tempo em atividade moderada ou intensa, maior será seu IPA.

Amazfit GTS - Sensores
Amazfit GTS - Sensores

Os sensores são precisos, pelo menos batem com os outros smartwatches que temos testado aqui, apesar de todos Huami (AMAZFIT) ficarem alguns metros atrás dos outros que testei, como Huawei e Samsung, as medidas entre eles batem bem. Os batimentos cardíacos também se mostraram precisos. Porém, não sei o motivo, as atividades que fiz com o GTS consomem mais calorias do que as que fiz com o Amazfit Pace. Pode ser que o Pace estava calculando errado, afinal o GTS tem um sensor óptico BioTracker, que segundo a Huami ficaria mais próximo da realidade, e confesso que os números batem melhor com o Strava e também o Huawei Health. Tinha atividade de 1 hora jogando futebol que o Pace marcava apenas 250 calorias consumidas, não faz muito sentido.

Amazfit GTS - registro de atividade
Amazfit GTS - registro de atividade

Ele conta com conectividade com Strava, o que me agrada bastante, porém, falta o que para muitos corredores amadores e mesmo profissionais vão querer é o treinamento intervalado. Você consegue programar no Pace, Stratos e outros modelos treinos intervalados, eles ajudam e muito a melhorar seus níveis de treinamento. No GTS isso não é possível. Agora se você não se importa com números e prefere manter atividades básicas, certamente ele vai lhe atender.

Bateria

Com 220mAh, uma das menores, porém, muito eficaz. Em nossos testes ela durou cerca de 10 dias, com tudo ativo. Leva cerca de 2 horas para completar a carga com um carregador magnético.

O que ele tem de bom?

Bem, os principais benefícios dele são a bateria duradoura, tela muito boa e grande, confortável e leve, bom para atividades cotidianas como caminhadas e corridas.

O que ele tem de ruim?

Como já dito, o principal defeito dele é não contar com mais tipos de treinamento e principalmente o sistema de criação de treinos intervalados. Algo que pode ser corrigido vai software.

Vale a pena comprar?

Se você é uma pessoa que está começando nas atividades físicas, e quer um monitor de batimentos cardíacos, leve e bastante duradouro, sim ele pode ser uma boa opção. Atualmente é possível encontrar ele no Brasil, através de lojas que importam, por R$ 800 a R$ 1000. É um valor alto, mas o produto é bem interessante.

Para alguém com mais ênfase em esportes e curte corridas, creio que não seja o melhor negócio. Temos aí outros modelos como o Amazfit Pace por valores abaixo disso e que suprem e ainda contemplam com outros mecanismos de atividades físicas.

Onde comprar?