Eu sou Nicolas Muller, esse aqui é o review do Huawei Watch GT 2, feito por um corredor amador, então vamos ver tudo que ele pode oferecer para você melhorar seus números e o que evoluiu em relação a primeira versão do GT, review que você pode ver aqui.

Sem dúvidas é um relógio inteligente muito completo, com bateria duradoura, design impecável, principalmente para quem gosta de relógios no estilo relógio. No final da matéria eu passo meu veredicto como corredor, então leia tudo que você vai gostar.

Hardware e especificações

Vamos começar passando pelas especificações deste smartwatch para você entender tudo que ele tem e é capaz de oferecer.

  • Dimensões: 45.9 x 45.9 x 10.7 mm
  • Peso: 41 g
  • Resistência a água: 5 atm
  • Display - tipo: OLED
  • Display - tamanho: 1.39
  • Display - resolução: 454x454
  • Bateria: 455 mAh
  • Wi-fi: Não
  • Bluetooth: EDR, LE e 5.1
  • GPS: GLONASS e GALILEO
  • NFC: Sim
  • Sensores: Barômetro, Batimentos cardíacos, Giroscópio, Bússola e Acelerômetro

Huawei Watch GT 2 - Veja aqui a ficha técnica completa

A começar pelos itens fundamentais, a tela de OLED, com 1.39 polegadas, com resolução de 454 por 454 pixels. Ela é bem nítida, tem boa visão mesmo em ambiente externo com sol. Você pode configurar a tela para ficar mais tempo ligada, são opções de 5, 10, 15 e 20 minutos de tela ligada. Bem interessante as opções, mas lembrando que quanto mais tempo ligada a tela, maior será o consumo de bateria.

Tela do Huawei Watch GT 2
Tela do Huawei Watch GT 2

Por falar em bateria, são 455 mAh, 35 a mais que o GT1 (REVIEW AQUI). Ela mantém o relógio ligado por cerca de 10 a 14 dias. Nos testes que fizemos, em uso constante, diário, com monitor de batimentos e teste de estresse ativo, além obviamente de ir em pelo menos 4 atividades por semana, ele fez esse tempo todo. De fato, eu sou uma pessoa que odeia ficar carregando o relógio, com os dois Watches da Huawei, esse problema eu nunca tive, por vezes acabava esquecendo de carregar ele e fiquei sem bateria uma vez. Agora me programei a cada 8 a 10 dias deixar ele carregando enquanto trabalho.

Temos proteção de 5atm, ou seja, você pode mergulhar em piscinas e locais rasos, até 50m de profundidade com o relógio. Ele tem dois monitores de exercícios de natação, um para indoor outro para ambientes externos, aliás, tem mais o monitor de triatlo.

A conectividade de bluetooth passou de 4.2 para 5.1. Permite agora você conectar fones de ouvido com a tecnologia.

Ainda não contamos com sistemas de pagamento como Google Pay ou algo do tipo, também não faço utilização destes meios com constância, não é muito difundido aqui no Brasil, portanto, não é lá um problema.

Como ele pode ajudar os corredores

Agora que você viu o que ele pode oferecer, vamos a parte de atividades físicas. Se você é um corredor amador e está em busca de um dispositivo para monitorar as atividades e auxiliar no avanço dos treinos.

O principal benefício a corredores está na gama de informações que o software do celular, o Huawei Health pode oferecer. No avanço continuo dos seus números e como o acompanhamento dos treinos vão te auxiliar a cada vez ir mais adiante.

Registros de atividades
Registros de atividades

Tá bem, qualquer smartwatch com software faz isso, porém, nem todos tem capacidade de monitoramento do Vo2, que te dá um índice de onde você estava e como evoluiu com relação aos últimos treinamentos.

Melhoria do design e tela

As melhorias comparadas entre a versão 1 e a 2 do GT estão basicamente em seu design. A tela agora tem o vidro cobrindo toda a face de cima do relógio, o que torna mais fácil de tocar a tela. As pulseiras continuam iguais, com 22mm elas podem facilmente ser substituídas por outras, inclusive de metal.

Huawei Watch GT 2
Huawei Watch GT 2
Huawei Watch GT 2
Huawei Watch GT 2
Huawei Watch GT 2
Huawei Watch GT 2

Teste de estresse

Bem, de fato o teste de estresse não faz muito sentido, por vezes me sentindo bem o teste representava um número alto, e outras em que estava em meio a ocasiões que provavelmente seriam estressantes o número não mudava tanto.

Alto falantes

A Huawei implementou alto-falantes no relógio, sim, agora você pode ouvir músicas nele, tem armazenamento interno, tem player e os alto-falantes junto com microfone podem ser utilizados para fazer chamadas de telefone, quando seu smartphone estiver por perto. Confesso que utilizei uma vez e isso não me agradou muito.

Os alto-falantes são utilizados em meio às atividades físicas também, os avisos de níveis de batimentos cardíacos, avisos de parciais entre os quilômetros são informados pelo alto-falantes, o que eu achei legal, principalmente por você não precisar ficar olhando para o relógio toda vez. A cada quilômetro, o relógio informa o tempo total da atividade, tempo e ritmo do último km, além do batimento cardíaco atual. São informações legais para você manter constância ou puxar mais a atividade.

Esses avisos, certamente podem ser desativados, caso você não queira correr com o relógio gritando por aí.

Bluetooth conectividade com fones e player de músicas

Como já mostrei o Huawei Watch GT 2 tem armazenamento interno, agora você pode jogar músicas ou podcasts para dentro do relógio, aí você pega um fone bluetooth e conecta diretamente com o relógio, assim pode deixar seu smartphone em casa, sair para a atividade escutando seu podcast favorito ou mesmo a playlist que te ajuda a manter o ritmo.

Ainda não há conectividade com apps terceiros, portanto, não espere instalar Spotify nele, mesmo assim, o relógio consegue controlar o player de seu smartphone diretamente pelo visor do relógio.

Monitor de sono

O GT e GT 2 tem essa opção, ele monitora seus batimentos, movimentos e horários em que dorme, no final do sono ele pontua a qualidade do seu dormir. Mostra também quantas horas de sono leve, sono profundo e tempo que ficou acordado. Geralmente se eu manter 2 horas de sono profundo, terei um dia bom de energia.

Monitor de sono
Monitor de sono

Sistema fechado e sem integrações

Sistema próprio sem instalação de apps terceiros é o principal fator negativo deste smartwatch. Sinceramente o software tão fechado assim não auxilia a comunidade, apesar de ter um app no smartphone que é bastante completo, ainda uso muito o Strava como aplicativo principal para monitorar minhas atividades e acompanhar amigos que também correm. Quem não tem ainda uma conta no Strava, talvez não se importe com isso, porém, se você é corredor amador assíduo, é bem provável que tenha uma conta por lá, ao comprar o Huawei Watch GT 2, suas atividades vão parar de serem sincronizadas por lá.

Veredicto

Custando na faixa de R$ 1100 a 1300 reais, o Huawei Watch GT 2 é um dos melhores na sua faixa de preço. Peca na conectividade com aplicações terceiras e mantém o software muito fechado, porém, entrega bastante dados prontos.

Huawei Watch GT 2
8.5
Prós
  • SpO2
  • Alto falante
  • Tela
  • Bateria
  • Índices e sensores
  • Prova dágua
Contras
  • Sistema fechado
  • Sem integração com apps terceiros

Ele é válido para quem tem o dinheiro para gastar em um relógio inteligente completo com aparência de relógio. Sem dúvidas é um dos melhores, senão o melhor no quesito duração de bateria, tem design impecável e certamente é um aparelho que vai durar tempo, portanto o investimento será duradouro. Se você achou ele bonito e tem a grana, vai em frente que não se arrependerá.

Ele também é ótimo para uso cotidiano, monitorando seus batimentos, sono e estresse o dia inteiro.

O Huawei Watch GT 2 é bom para corridas?

Ele contempla muitas coisas, para corredores, é um prato cheio, pecando em dois sentidos. A falta de integração com softwares terceiros já diversas vezes ditas por mim, e a falta de criação de treinos. Existem alguns pré-definidos que te auxiliam no começo, porém, quando você for avançar nos seus índices, os treinamentos básicos já não serão suficientes para te auxiliar.