A Toshiba nos enviou um modelo de TV QLED para analisar aqui no canal, trata-se da C450NS de 65 polegadas, painel que o ponto forte ao meu ver são as cores, tecnologias como Dolby Vision e especialmente o sistema Google TV que ao meu ver é o melhor.

Bora juntos ver o que a Toshiba tem para oferecer ao mercado brasileiro de TVs?

Design e construção

Design bem simplista e bonito
Design bem simplista e bonito

A linha C450N da Toshiba, disponível em versões de 50 a 85 polegadas, aposta em um design voltado ao custo-benefício sem abrir mão da beleza e sofisticação, algo incomum para o patamar que ela se propõe.

Reforço na estrutura traseira da TV
Reforço na estrutura traseira da TV

O acabamento é um dos pontos de destaque, já que mistura metal e plástico, oferecendo uma construção superior à concorrentes que utilizam apenas plástico, isso tudo sem dar peso, para você ter ideia ela pesa menos de 15 KG com a base, para uma TV de 65 polegadas, está ótimo.

O modelo apresenta um design super slim, bordas finíssimas e uma pintura em prata que reforça o caráter elegante da TV. Os pezinhos garantem firmeza após a instalação, mantendo o conjunto estável. No entanto, o frame de vidro fica levemente projetado para fora, o que melhora a estética, mas exige cuidado no manuseio para evitar impactos e arranhões.

Conectividade

Conectividade da TV
Conectividade da TV

A Toshiba 65 QLED é bastante completa em conectividade, indo na contramão da tendência de redução de portas em TVs modernas. Na traseira, conta com quatro portas HDMI 2.0, todas capazes de entregar 4K a 60 Hz, além de duas entradas USB 2.0.

O modelo também mantém conexões que têm desaparecido em outras linhas, como a entrada AV e a porta P2, garantindo compatibilidade com equipamentos mais antigos. Nas conexões sem fio, a TV utiliza Wi-Fi Dual Band e Bluetooth 5.3, um dos padrões mais modernos do mercado, deixando claro que a proposta é oferecer versatilidade.

Também há suporte completo a AirPlay e Apple HomeKit, além de integração total com dispositivos Android, ampliando o uso e garantindo conectividade com diferentes plataformas.

Tela e Qualidade de Imagem

Boas cores
Boas cores

A Toshiba 65C450NS usa um painel QLED 4K de 65 polegadas, no modelo que testei, ele entrega cores puras e contraste superior àqueles modelos LCDs convencionais. O brilho médio é suficiente para ambientes internos bem iluminados, um dos pontos fortes das TVs QLED.

O contraste e qualidade de imagem são proporcionais ao nível da TV, que para mim se encaixa acima de um modelo de entrada QLED, diria um intermediário, sabe o motivo? O suporte a padrões HD10+ e Dolby Vision, que ajustam dinamicamente brilho, contraste e saturação usando os sensores de luminosidade da própria TV. A experiência de imagem fica bem legal quando esses padrões são usados.

A Toshiba ainda incorpora recursos de software como Color Remaster Pro, que amplia a gama de cores, e Contrast Booster, que aprimora cenas escuras.

Ângulos de visão

ângulos de visão ok
ângulos de visão ok

Apesar do anúncio de 178° H/V, o painel apresenta alguma perda de qualidade lateral, algo comum entre modelos concorrentes da faixa de preço.

Uniformidade e vazamento de luz

Vazamento de luz
Vazamento de luz

A TV apresenta excelente uniformidade, sem pontos de vazamento de luz evidentes no painel. Porém, como toda TV LCD com retroiluminação LED, o preto não é totalmente profundo e tende a parecer acinzentado em cenas escuras especialmente quando assistido a noite.

Sistema Operacional e Recursos

Google TV
Google TV

O sistema operacional adotado é o Google TV, baseado no Android TV 12, ele é reconhecido pela fluidez, pela navegação intuitiva e pela grande oferta de aplicativos disponíveis na Google Play Store.

A interface organiza o conteúdo de forma centralizada, mostrando recomendações personalizadas, agregando conteúdos de vários serviços na tela inicial. Mesmo com 2GB de RAM e um processador Quad Core, a performance é boa, com poucos sinais de travamento.

A integração com o Google Assistente funciona muito bem e um dos grandes diferenciais é o controle por voz integrado, ativado pelos microfones embutidos na própria TV, permitindo comandos como "OK Google" abra o Youtube.

Você vai se perguntar se ela é boa para jogos? Bem, eu não considero as TVs de 60 Hz ideias para jogos, apesar dessa aqui contar com modo de baixa latência ALLM e também VRR, que é ativado de forma automática. Se o seu console for superior a 60 frames, eu não indico a TV, melhor usufruir de uma com capacidade de 120Hz, caso tenha um console mais antigo, aí sim, serão 60Hz com ótima performance rodando a 4K.

Controle Remoto

Controle remoto
Controle remoto

O controle remoto da linha C450NS tem muitos botões, em termos de design apresenta textura na parte traseira e um pad central com acabamento que lembra metal.

Ele não segue as tendências de ser um controle slim e pequeno, muito pelo contrário, é cheio de botões, incluindo atalhos para os principais serviços de streaming, incluindo Youtube, talvez o botão que eu mais usei depois do volume e desligar a TV. Como dito, é um controle remoto grande, com muitos botões.

Áudio

Vamos falar agora sobre o áudio da TV, quem me conhece, sabe que sou crítico, e depois de testar qualquer soundbar, fica evidente que as TVs sofrem com espaço para colocar áudio de potência, essa TV aqui não é diferente, temos 16W RMS com tecnologias Dolby Audio + Dolby Vision Atmos, além de suporte a DTS:X, algo raro em modelos dessa categoria. O resultado até que me surpreendeu, eu não esperava vozes claras, graves até acentuados, especialmente em um volume que considerei suficiente para salas médias.

Não espere som de home theather ou algo parecido, mas está de bom tamanho.

Conclusão

7.8
Prós
  • Design com acabamento que mistura metal e plástico.
  • Painel QLED 4K com cores vibrantes.
  • Suporte a Dolby Vision IQ, HDR10+
  • Conectividade muito completa: 4 HDMI, 2 USB, AV, P2, Wi-Fi Dual Band e Bluetooth 5.3.
  • Sistema Google TV fluido, intuitivo e com grande variedade de aplicativos.
  • Microfones integrados para comandos de voz sem usar o controle.
Contras
  • Ângulos de visão limitados devido ao painel VA.
  • Pretos ficam acinzentados em ambientes escuros.
  • Leve presença de DSE, comum em TVs LED.
  • Frame de vidro projetado exige cuidado maior ao instalar.

Essa é da linha C450NS da Toshiba, disponível desde 50 até 85 polegadas, podendo ser adquirida no varejo nacional, entrega cores boas, qualidade de imagem dentro do padrão para o valor da TV, por contar com painel recente e também um sistema operacional que julgo ser o mais adequado.

Resta você procurar por ofertas dela e garantir o melhor preço, links abaixo: