A Samsung obteve uma participação de mercado de TVs OLED de 22,7% vendendo 1,01 milhão de unidades. Após vários anos de liderança da LG no segmento de TVs OLED, a Samsung mostra que veio para bater de frente com sua principal rival. A informação sobre as vendas foi relatada pelo site FlatPanelsHD, onde é dito que a Samsung ainda continua como líder no mercado geral de TVs pelo 18º ano consecutivo com participação de 30,1%.

Samsung avança na participação no mercado de TVs OLED em 2023

Mais de 1 milhão de TVs OLED são vendidas pela Samsung em 2023. Fonte: Samsung
Mais de 1 milhão de TVs OLED são vendidas pela Samsung em 2023. Fonte: Samsung

De acordo com a Samsung, a empresa obteve um grande sucesso nas vendas de suas TVs graças ao foco estratégico em TVs premium e TVs com tela grande, onde os modelos QLED e OLED foram os que mais contribuíram para isso. A companhia diz que as vendas de TVs QLED obtiveram a marca de 8,31 milhões de unidades vendidas em 2023.

É importante ter em mente que a Samsung contabiliza diversas linhas que utilizam a tecnologia "Quantum Dot", não somente as que tem "QLED" no nome. Entretanto, o que chamou a atenção mesmo foi a venda de 1,01 milhão de unidades de TVs OLED em 2023, representando uma participação de 22,7% do mercado de TVs com display de diodos orgânicos emissores de luz. Esse resultado foi obtido somente com a venda de TVs QD-OLED de 55 a 77 polegadas, além de alguns modelos WOLED de tamanhos maiores.

Segundo os estudos de projeção da Samsung, a sua participação no mercado de TVs OLED deverá aumentar em 2024. Neste ano, a empresa irá apresentar pela primeira vez suas TVs OLED de 42 e 48 polegadas, que irão utilizar displays WOLED da LG, além de um modelo de 83" que terá tambem um painel da LG.

Stand da Samsung comparando sua TV OLED 2024 com painel reflexo (direita) com uma TV OLED convencional (esquerda). Fonte: FlatPanelsHD
Stand da Samsung comparando sua TV OLED 2024 com painel reflexo (direita) com uma TV OLED convencional (esquerda). Fonte: FlatPanelsHD

Em 2024, a Samsung terá os seguintes modelos de TVs OLED:

  • Samsung S85D
  • Samsung S90D
  • Samsung S95D

Participação da LG no mercado de TVs ainda tem grande expressão

De acordo com as informações divulgadas, a LG Electronics ainda é líder no mercado de TVs OLED e obteve uma participação de 53% em 2023. É o 11º ano consecutivo que a empresa é líder no seguimento de smart TVs OLED.