O Popcorn Time, plataforma que ficou famosa por facilitar o acesso ilegal a filmes e séries da Netflix, chegou ao fim. Devido à falta de interesse do público nos últimos anos, o site da plataforma retirou todo o seu catálogo do ar e inseriu uma mensagem de "R.I.P.", sigla para "Rest in Peace" em inglês, ou "Descanse em Paz" na tradução livre. Nos últimos anos, o serviço sofreu com a popularização de outras alternativas ilegais, além das legalizadas que oferecem um preço bem em conta, como Amazon Prime Video e HBO Max, por exemplo.

Popcorn Time é encerrado por baixa audiência

Ao tentar acessar o site do Popcorn Time, você vai ver a mensagem de descanse em paz ao lado do logotipo da plataforma, um balde de pipoca — dessa vez, com expressão de morte. Logo abaixo, é possível acompanhar no gráfico o nível de interesse do público no Google Trends entre 2015 e 2022.

Popcorn Time exibe a mensagem Descanse em paz em seu site. (Crédito. Popcorn Time/Reprodução)
Popcorn Time exibe a mensagem "Descanse em paz" em seu site. (Crédito. Popcorn Time/Reprodução)

Como já dito, a queda de audiência foi o motivo pelo qual os desenvolvedores resolveram acabar com o serviço , o que é no mínimo irônico, já que hoje existem muitas plataformas ilegais disponíveis na rede.

Questionados pela equipe do Bloomberg, os responsáveis pelo Popcorn Time confirmaram o encerramento. Criada em 2014, a plataforma teve seu auge entre 2015 e 2016, quando uma onda de perseguições e restrições da Justiça e de estúdios de Hollywood começou a acompanhá-la. Daí em diante, diversos serviços seguiram o mesmo caminho do serviço, o que gerou uma concorrência muito forte.

Dias de luta, dias de glória

O sucesso do Popcorn Time foi instantâneo, já que na época em que surgiu, poucos concorrentes ilegais estavam disponíveis na internet, e a solução paga, como Netflix, ainda estava começando a se popularizar. No início, a própria Netflix reconheceu que o Popcorn Time era um de seus principais concorrentes.

Por fornecer acesso ilegal a diversos conteúdos restritos, o serviço enfrentou uma série de processos judiciais. Em 2021, por exemplo, o site foi retirado do ar após a abertura de um processo liderado por um grupo de estúdios cinematográficos, inclusive a própria Netflix. O sucesso do Popcorn Time chamou a atenção de todos os detentores legais dos filmes e séries, pois gerou um tipo de concorrência desleal.

O fim do Popcorn Time é um marco importante na história da pirataria, mas é claro que isso não é o fim. Durante o ano passado, o Oficina da Net trouxe todos os detalhes sobre a apreensão e abertura de processos judiciais que envolvem serviços ilegais, desde streamings como o Popcorn Time, bem como as plataformas de IPTV pirata. Em todos os casos, a luta ainda é grande.

Com informaões de Bloomberg.