Lançado em 2014, o sistema operacional (SO) voltado para smart TVs desenvolvido pela Google, o Android TV, evoluiu muito, entretanto há críticas que acompanham o SO desde sua estreia. Embora o sistema operacional tenha suporte para várias contas, ele ainda foi desenvolvido para ter uma conta principal no controle de tudo. O resultado disso é a mistura dos hábitos de cada usuário entre todas as contas. Finalmente o Google decidiu resolver este problema adicionando perfis no Google TV, garantindo que as recomendações sejam precisas desta vez.

Com esta nova implementação, o Google TV permitirá que qualquer conta Google seja adicionada a um dispositivo, onde cada perfil irá receber recomendações especificamente para ele com base nas atividades do seu usuário. Um ponto interessante disso é o fato de que as informações do perfil poderão ser acessadas em vários dispositivos ao invés de ter os dados presos somente em um dispositivo local. Isso é possível graças a sincronização feita através da nuvem do Google, assim como ocorre com o navegador Chrome, onde é salvo até mesmo apps e logins de serviços.

A mudança de perfil do usuário irá alterar automaticamente o acesso à conta de apps do Google

Quando o perfil for mudado no Android TV, os aplicativos instalados do Google irão acompanhar automaticamente a mudança. Desta forma, ao abrir um app, o SO irá mudar para o perfil relacionado a conta do perfil que está sendo acessado no momento. Entretanto, infelizmente isso não vale para aplicativos de terceiros, obrigando o usuário a escolher seus perfis na Netflix ou no Amazon Prime Video, por exemplo.

Imagem ilustrativa dos perfis no Android TV. Fonte: Google
Imagem ilustrativa dos perfis no Android TV. Fonte: Google

Perfil Kids irá continuar

Para continuar dando apoio aos pais com relação ao acesso dos serviços do Google, os perfis Kids foram mantidos para que o Family Link possa controlar o acesso. De qualquer forma, estes perfis felizmente terão os mesmos recursos de personalização dos novos perfis do Google TV.

Modo ambiente aprimorado

O Google aprimorou o modo ambiente adicionando "cartões que podem ser visualizados" com informações relativas aos interesses do perfil que está sendo utilizado. Isso inclui: resultados de jogos que estão acontecendo, clima local, notícias e mais. Ao ativar o modo ambuente, o usuário pode visualizar os cartões, reproduzir músicas/podcasts, iniciar uma apresentação de fotos, entre outras funções.

Disponibilidade e lançamento

Os perfis personalizados e os cartões do modo ambiente estarão disponíveis em breve, segundo o Google. Entretanto, os primeiros a receber a novidade são o Chromecast com o Google TV e as smart TVs da Sony e TCL que possuem o SO. Em um futuro próximo, a funcionalidade de perfis será disponibilizada globalmente, mas o modo ambiente será limitado por região.