Depois de um razoável período de testes, o Claro Box, serviço de streaming da Claro, foi anunciado pela operadora de forma oficial em janeiro deste ano, onde estava disponível inicialmente para 49 cidades do Brasil. Agora, cinco meses mais tarde, o produto já opera em boa parte do território nacional e é responsável por 30% das vendas de TV dentro do portfólio da Claro.

Durante o evento Inovatic, realizado pelo Telesíntese na última semana, Ricardo Falcão, diretor de TV da Claro, explicou que esse número é ainda maior do que as expectativas, já que estamos falando de novos clientes em vez daqueles que já possuem outro serviço Claro e migraram para o Claro Box. Na verdade, ele ainda completa dizendo que poucos clientes antigos decidiram fazer a migração para o mais novo serviço de TV IPTV da operadora.

Falcão ainda diz que a popularidade do serviço impulsionou na contratação do banda larga da operadora, e que quase todos os assinantes do Claro Box também possuem o sistema de internet da Claro.

"Vimos que não conseguiríamos atender nestas áreas e suspendemos para lançar quando estivéssemos prontos", disse o executivo.

Planejamento para o futuro

Também presente no evento, o diretor de produtos de vídeo da Claro, Alessandro Maluf, explicou quais são os passos da operadora para o futuro. Segundo ele, a Claro desenvolveu um serviço que vai além da tecnologia, e sim uma plataforma de assinatura que vem para melhorar o serviço que é oferecido de forma tradicional por outras empresas, mas de uma forma muito mais personalizada para o assinante.

Para criar o Claro Box, Maluf explica que a operadora foi além da tecnologia, que, para ele,não é nada mais que um invólucro do serviço.

"Temos que enxergar o que a tecnologia trouxe de vantagem ao consumidor. Não adianta simplesmente colocar o seu modelo de negócio, como sempre foi, no streaming, sem ouvir o consumidor", disse ele.

Com essa proposta inovadora, a Claro espera poder chegar em localidades onde ainda não possui o serviço de banda larga.

"Não temos cobertura de cabo em todas as cidades, mas com esse produto, podemos chegar a todos os 60 milhões de lares", finaliza Maluf.

Para alcançar essa meta, a empresa tem interesse em trabalhar com os provedores de internet locais em um modelo de negócio que beneficie a Claro, o assinante e também o provedor de banda larga. O diretor Ricardo Falcão disse que a empresa já tomou a iniciativa por buscar tais fornecedores dessas localidades e que as conversas já estão bem avançadas.

Sobre o Claro Box

O Claro Box é um serviço de streaming da Claro que funciona como um equipamento de reprodução de listas IPTV. O serviço pode ser assinado por pessoas que não são clientes da operadora, assim como também para aqueles que já são - inclusive há uma faixa de desconto para estes.

Preços do Claro TV  Box para quem não é cliente da Claro. (Imagem: Reprodução / Claro)
Preços do Claro TV Box para quem não é cliente da Claro. (Imagem: Reprodução / Claro)

Os valores giram em torno R$ 20 a R$ 199,89, dependendo do plano que o usuário escolher. Existem pacotes básicos que fornecem acesso para os canais abertos e também para aqueles da rede fechada, como Megapix, Space, Comedy Central, Cinemax, Warner, Cartoon Network, entre outros. Para quem gosta só de futebol, existe a opção de adquirir o pacote que inclui os canais abertos mais o Premiere.

Fonte: Teletime