A TCL é uma marca de televisão que está crescendo em todo o mundo, e é líder no fornecimento de conteúdo por streaming. Se você acaba de adquirir este aparelho, saiba em primeiro lugar que diferente da Samsung e da LG, que tem seus próprios sistemas operacionais para smart TV, a TCL traz o sistema Android, já mencionamos o sistema em nossos reviews das TVs TCL. Há uma imensidão de aplicativos disponíveis, e aqui listaremos quais são os 35 melhores.

Primeiramente é importante dizer que os primeiros 10 aplicativos selecionados são aqueles que são bons mas os usuários frequentemente esquecem de instalar na TV. Ao fim do post deixaremos uma lista com 25 aplicativos não podem faltar em uma smart TV, como Netflix, YouTube, Spotify, etc.

Já fizemos essa lista com TVs da LG e também com TVs da Samsung, confira.

Os 10 melhores apps para baixar na smart TV TCL

1. Google Chrome

O Google Chrome pode parecer uma escolha estranha, mas ter um navegador na TV pode fornecer acesso a basicamente qualquer outra coisa que você gostaria de acessar na internet na verdade é genial. Apesar de ser um pouco lento, com ele você pode fazer desde compras até transmitir qualquer serviço de streaming (mesmo aqueles sem um aplicativo oficial).

A parte mais complicada é instalá-lo, mas qualquer um deve ser capaz de fazê-lo. Basta navegar até a página de download do Chrome em um computador, selecionar Instalar, e escolher sua Android TV TCL como destino de download.

2. Google Drive

A melhor maneira de acessar os arquivos do seu computador em sua Android TV é com o Google Drive. Infelizmente, o Google Drive não está disponível na Google Play Store para Android TV. Você precisará carregar o aplicativo de lado. Certifique-se de ter o TVExplorer e o Sideload Launcher instalados antes de tentar instalar o APK do aplicativo.

3. TvExplorer

Imagem: Google Play Store.
Imagem: Google Play Store.

O TvExplorer é um aplicativo muito importante para uma Android TV, pois ele permitirá que você visualize as pastas do sistema operacional assim como faz o Explorer no Windows e o Finder no MacOS. A partir daó você pode transferir arquivos e assim poder instalar aplicativos APK de maneira muito mais fácil.

A interface deste app é sua grande vantagem para o usuário, pois ela é simples e intuitiva. O app também conta com um gerenciador Wi-Fi para enviar pequenos arquivos do PC ou do celular para a smart TV sem a necessidade de cabos. Porém, recomendamos o uso do TvExplorer juntamente com o Sideload Launcher, que vamos falar em seguida.

4. Sideload Launcher

Falamos do TvExplorer anteriormente, e ele funciona muito bem junto com o Sideload Launcher, que será o app que você vai utilizar para navegar nas pastas e arquivos do sistema da sua TV.

Você vai usar o TvExplorer para transferir o APK, e o Sideload Launcher para encontrar o arquivo na sua TV de maneira mais fácil. O Sideload Launcher reúne em uma única tela todos os aplicativos que você instalou manualmente. Sem ele você teria que quebrar a cabeça procurando nas configurações os aplicativos que você baixou por APK.

5. Plex

O Plex é um excelente aplicativo para reunir vídeos e fotos em um só lugar. Ele funciona como um serviço de armazenamento e compartilhamento de mídia, e é extremamente popular em todo o mundo.

Sua interface é simples e intuitiva, o que facilita muito seu uso. Para usar, você deve primeiramente fazer o download do Plex no seu smartphone ou PC aonde armazena suas mídias digitais, e depois baixá-lo na smart TV. A partir daí, basta acessá-lo na sua Android TV para visualizar seus conteúdos.

6. AccuWeather

Imagem: Divulgação AccuWeather.
Imagem: Divulgação AccuWeather.

O AccuWeather é um dos aplicativos mais usados em dispositivos móveis, e funciona muito bem na Smart TV. A tela principal do aplicativo apresenta uma leitura de temperatura grande e fácil de ler, previsão hora a hora, previsão diária, mapas e vídeos meteorológicos.

Você pode também conferir a previsão com todos os itens meteorológicos comuns, como umidade, ponto de orvalho, velocidade do vento e índice UV. O AccuWeather na Android TV cobre todas as informações básicas e carrega informações relevantes rapidamente.

7. Steam

O Steam Link é o aplicativo para Android TV que permite a você transmitir seus jogos da Steam diretamente em qualquer dispositivo Android. Você pode jogar todos os seus jogos de PC na sua TV, sem se preocupar em mover do seu computador com um cabo HDMI.

8. Twitch

Imagem: Divulgação Twitch.
Imagem: Divulgação Twitch.

Se você é um fã da Twitch, saiba que muito melhor do que assistir as transmissões de games ou de shows musicais no seu smartphone ou PC, é assistir na telona da sua smart TV. Com esse app você não perde nenhum detalhe da jogatina ou mesmo da apresentação do seu artista favorito. Além do mais, no aplicativo para TV também é possível participar dos chats nos vídeos ao vivo.

9. Asphalt 8: Airborne

Para os gamers, outro excelente motivo de ter uma TCL com Android TV é a possibilidade de jogar este que é um dos melhores games do gênero, o Asphalt 8: Airborne. No jogo de corrida, há mais de 220 automóveis para você escolher, podendo personalizar seu carro ou moto com uma cor, adesivos e peças. Dispute com até 8 jogadores em tempo real, em algum lugar do mundo entre as 16 opções possíveis.

10. VLC

Imagem: Divulgação VLC.
Imagem: Divulgação VLC.

Por fim trazemos na nossa lista um aplicativo que certamente é um dos mais populares do mundo quando se fala em player de mídias. Estamos falando do famoso VLC, um velho conhecido dos usuários de PCs. O melhor de tudo é que este aplicativo é completamente gratuito e não tem anúncios.

Com ele você pode reproduzir arquivos de mídia locais em sua Android TV em uma série de formatos diferentes, como MKV, MP4, AVI, MOV, entre outros. Além do mais, ele também tem a capacidade de reproduzir suas músicas MP3.

Por fim, o app ainda conta com o modo picture-in-picture ao usar outros aplicativos. Você também pode transmitir vídeos ou reproduzi-los de uma rede local.

Mais 25 aplicativos indispensáveis na sua Android TV TCL

  1. Android TV Remote
  2. Google app
  3. Google Home
  4. Netflix
  5. TED
  6. NetMovies
  7. Darkflix
  8. BOXTV (IPTV)
  9. Kodi
  10. Pluto TV
  11. YouTube
  12. YouTube Kids
  13. Amazon Prime Vídeo
  14. GloboPlay
  15. Spotify
  16. Deezer
  17. TuneIn (estações de rádio)
  18. Kanto (karaokê)
  19. Playstation TV
  20. AirConsole - Console de Jogos Multijogadores
  21. Tubi TV (games)
  22. Daily Workouts (treinos diários)
  23. AirScreen (enviar arquivos do iPhone ou iPad)
  24. Network Speedtest (testar velocidade da internet)
  25. TV Remote (para instalar no smartphone e usar como controle remoto)