Durante a CES 2021, a Samsung anunciou a chegada de sua linha de TVs chamada de The Wall. Trata-se das primeiras televisões com tecnologia microLED do mercado que chegam ao mercado nos tamanhos de 110, 99, 88 e 76 polegadas. Esta nova tecnologia promete ser superior em termos de qualidade de imagem comparado às OLED, soberanas em quase todos os aspectos até então.

O que são telas OLED?

As telas OLED possuem uma tecnologia onde cada pixel na tela pode gerar a sua própria luz de forma individual, gerando pretos mais profundos, melhor contraste e uma imagem mais homogênea. É interessante notar que este tipo de display é bem flexível quanto às possibilidades de aplicação, permitindo sua utilização diretamente no vidro e em smartphones com telas dobráveis. Atualmente, a empresa líder no desenvolvimento e fabricação de telas para TVs nesta tecnologia é a LG.

Com o passar dos anos, o OLED ficou cada vez mais barato e em 2021 está sendo o ano da tecnologia, com diversos lançamentos de TVs com a tecnologia. Empresas como LG, Philips, Sony e Panasonic lançaram modelos a preços interessantes e até em tamanhos menores (48 polegadas) do que se via anteriormente.

O que são telas microLED?

A tecnologia Mini-LED e microLED possuem como promessa um contraste superior ao painel de LED convencional, além de pretos mais profundos. Entretanto, há diferenças entre as duas tecnologias: para ser classificado como mini-LED, o diodo emissor de luz (LED ou light-emitting diode) tem de ser menor que 0,2mm, enquanto o microLED precisa ter 0,05mm de diâmetro.

Displays microLED são capazes de oferecer uma alta taxa de contraste e controle de cores. Desta forma, TVs com esta tecnologia são capazes de oferecer pretos mais profundos e ao mesmo tempo uma imagem com um alto nível de brilho, uma deficiência em displays OLED.

Artigo recomendado para leitura: O que é uma TV Mini-LED e por que você irá querer uma?

Porém, os displays microLED ainda são muito caros para serem produzidos. Um exemplo disso é a TV Samsung The Wall de 110 polegadas que foi lançada no final do ano passado por aproximadamente US$153 mil (imagine o preço dela aqui no Brasil).

Qual é mais brilhante? OLED ou micro-LED?

Neste ano a LG chegou a lançar suas TVs com painel OLED EVO, que prometiam um brilho de até 1000 nits. No entanto, segundo o site Forbes em sua análise, a TV LG OLED65G1 chegou a 872 nits e mesmo nas TVs OLED mais brilhantes do mercado, há picos de somente até 2000 nits. Ao compararmos com as telas micro-LED, a Samsung promete um brilho de até 5000 nits, um desempenho consideravelmente melhor.

Vídeo incorporado do YouTube

Qual tem o melhor ângulo de visão? As microLED ou as OLED?

Quando falamos de ângulo de visão, nos referimos a capacidade da TV de manter suas cores e detalhes mesmo assistindo bem na lateral da sala e próximo da tela. Geralmente, as TVs LCD tradicionais possuem ângulos estreitos, enquanto as TVs OLED conseguem oferecer uma boa visibilidade mesmo em ângulos de 90°. As telas microLED prometem oferecer o mesmo nível de visibilidade das OLED ou até mesmo melhor, pois não há nenhuma camada de vidro entre o expectador e os pixels.

Burn-in

Infelizmente até hoje há a possibilidade de telas OLED sofrerem com o burn-in, fenômeno que ocorre quando é exibido uma imagem estática por um longo período de tempo, criando "ghosts" na tela, rastros que podem ser vistos ao mudar de canal ou de fonte de imagem (videogame, aparelho de TV a cabo, Chromecast, etc.). Porém, de acordo com o site tomsguide, o problema de Burn-in já foi amplamente resolvido através de uma tecnologia de deslocamento de pixel que detecta imagens estáticas e alterna quais pixels serão responsáveis por exibi-la, diminuindo assim de forma considerável o risco de ocorrer o problema.

Quando analisamos a tecnologia micro-LED, já não há esse risco de burn-in, pois LEDs individuais são bem menos propensos à perda de capacidade de geração de cores em geral e imagens estáticas não são um problema para telas com esta tecnologia.

Conclusão

Embora ainda não haja muitos testes com TVs microLED, é possível que seja essa a tecnologia capaz de substituir as televisões OLED. Entretanto, atualmente o custo para produção de displays microLED para TVs é muito alto, deixando a grande maioria das pessoas sem capacidade financeira para adquirir uma. Se você quer a melhor qualidade de cores e pretos profundos por um preço mais acessível, as TVs OLED são uma escolha certa para 2021.