A MediaTek, empresa conhecida pelo fornecimento de componentes para smartphones, tem ampliado cada vez mais os seus horizontes, e além da linha de processadores Helio e Dimensity, um novo modelo voltado para televisores foi anunciado nesta quinta-feira (4). A fabricante taiwanesa oficializou o chipset de codinome MT9638 destinado a smart TVs com suporte a 4K, sendo recomendado para uso em modelos voltados para o público gamer.

Além do 4K, diversos outros recursos foram integrados ao processador utilizando a sua nova IA, como a função Super Resolution que proporciona alta qualidade de imagem e som, além do MEMC, sigla para Motion Estimation Motion Compensation, que para quem não conhece, é uma tecnologia que adiciona quadros extras ao vídeo para torná-lo mais suave.

E por fim, o processador é capaz de oferecer suporte taxa de atualização variável, o que permite adaptação de acordo com o que é exibido, sendo ideal para utilização com os consoles de videogames de última geração.

Leia também:

Especificações do Mediatek MT9638

O MediaTek MT9638 conta com uma CPU Quad-Core em arquitetura ARM Cortex-A55 com frequência de até 1,5 GHz, que mostra um avanço, já que fontes afirmavam que a MediaTek continuaria utilizando o antigo padrão Cortex-A53.

Também existe uma APU dedicada, que para quem não sabe, é uma Unidade de Processamento de IA que basicamente garante força máxima da IA disponível neste chipset. Essa funcionalidade é bem aproveitada quando acompanhada da GPU Mali-G52 MC1, que é capaz de reproduzir o conteúdo em tempo real e reconhecimento de cena, e que graças a APU, pode ajustar automaticamente a saturação, brilho, nitidez e redução de ruído na tela.

No demais, o chip suporta os formatos de compressão de vídeo HEVC, VP9 e AVI1, além do padrão de imagem HDR10+. Quando o assunto é áudio, o MT9638 oferece suporte para Dolby Atmos e DTS Virtual X. Ele também conta com HDMI 2.1, formato eficiente para videogames mais modernos, suporte para Wi-Fi 6 e USB 3.0.

A MediaTek afirma que os primeiros televisores com o novo chip MT9638 estarão disponíveis a partir do segundo trimestre de 2021, isto é, entre abril e junho.