A MediaTek lançou seu primeiro modem 5G, o Helio M70, na série de processadores Dimensity 1000 em 2020. O modem suporta redes sub-6GHz de 5G, mas não trazia o suporte ao padrão mmWave 5G mais rápido.

Agora, a MediaTek finalmente trouxe para o mercado o Helio M80 e é de fato o primeiro modem 5G da empresa a suportar conectividade mmWave com até oito operadoras de componentes (8CC).

O novo modem da empresa oferece velocidades de downlink de até 7,67 Gbps, enquanto as velocidades de uplink chegam a 3,76 Gbps. Isso representa um aumento considerável em relação às velocidades de 4,7 Gbps e 2,5 Gbps de seu predecessor.

O novo modem ainda oferece conectividade sub-6 GHz com "agregação de mais de duas operadoras", conectividade SIM dual 5G + 5G, suporte NSA e SA, NSA e SA 5G dual, suporte VoNR dual e capacidades de downlink Cat-19 LTE ​​(com 5CC).

A MediaTek também está promovendo uma variedade de recursos extras, como a tecnologia UltraSave para maior eficiência de energia. Portanto, espera-se que o consumo de energia para o 5G seja mantido sob controle em comparação com a conectividade 4G.

Infelizmente, parece que a MediaTek só trará realmente o Helio M80 no segundo semestre de 2021, isso sugere que os primeiros smartphones equipados com o processador deverão chegar mais para o final do ano ou em 2022.

No entanto, a mudança significa que a empresa de chips taiwanesa finalmente terá uma opção mmWave para fabricantes de smartphones. Isso é particularmente importante em países como os EUA, onde mmWave foi implementado por empresas como Verizon, T-Mobile e AT&T juntamente com cobertura abaixo de 6 GHz.

Os componentes mmWave também tendem a adicionar uma quantidade substancial à lista de materiais de um smartphone em comparação com a conectividade sub-6GHz e 4G, mas a MediaTek tem uma reputação de entregar chips mais baratos em geral.